A Unidos de Vila Isabel anunciou seu enredo para o Carnaval de 2026: “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”. A escola homenageará o multiartista Heitor dos Prazeres, figura central na gênese do samba carioca e a quem se atribui a criação dos termos “Pequena África” e “África em miniatura” para designar a região da antiga Praça Onze, berço do samba.

O enredo, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, não buscará uma biografia linear, mas sim uma imersão onírica no universo do sambista-pintor. Inspirados pela própria afirmação de Heitor sobre a importância dos sonhos em sua arte, os carnavalescos costuram uma narrativa que explora o desejo de uma vida festiva, colorida e comunitária, a visão de uma “África” vibrante no coração do Rio de Janeiro, onde samba e manifestações afro-brasileiras se entrelaçam.
O título do enredo, “Macumbembê, Samborembá“, é uma adaptação da letra da embolada “Tia Chimba”, parceria de Heitor com Paulo da Portela, enquanto a segunda parte remete à sua visão territorial e dialoga com a obra de Carlos Drummond de Andrade, amigo do artista e autor de um poema que já inspirou um enredo da Vila.
A escolha de Heitor dos Prazeres como tema surgiu de um desejo antigo dos carnavalescos, que se concretizou após a participação na exposição “Heitor dos Prazeres é meu nome” em 2023 e o encontro com o interesse da presidência da Vila e do pesquisador da escola, Vinicius Natal, que já estudava a obra do artista.















A grandiosidade de Heitor, que transitou pela pintura, música, capoeira e outras artes, e suas profundas conexões com a história do samba e com a própria Vila Isabel – incluindo a amizade com Noel Rosa e a presença de um filme sobre os preparativos da Vila em um festival na África onde Heitor representou o Brasil – reforçam a pertinência e a riqueza deste enredo.
Com a promessa de um desfile “pintado com as tintas do pertencimento”, a Unidos de Vila Isabel, que será a segunda escola a desfilar na terça-feira de Carnaval, busca seu quarto título, contando com a força de sua comunidade para celebrar a memória de um dos seus pilares culturais. A sinopse completa do enredo será divulgada em breve.
