Uma grande mudança promete modernizar os desfiles do Grupo Especial no Carnaval de 2026. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, anunciou o fim do carro de som e a redução dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. A informação foi divulgada durante sua participação no podcast SambaPod.
O fim do carro de som faz parte de uma ampla reformulação do sistema de áudio da Passarela do Samba, que passará a contar com uma nova estrutura de som e caixas de som modernizadas. Segundo Gabriel David, a iniciativa visa otimizar a experiência sonora dos desfiles.
Com a mudança, os intérpretes do Grupo Especial utilizarão fones de ouvido, como em shows de palco profissionais, o que garante maior qualidade e precisão do som. O antigo carro de som, que ocupava espaço na pista, era considerado subutilizado e, agora, será retirado.
“Tudo que vocês vão ver de som no próximo carnaval é novo. Absolutamente tudo. Das caixas de som, a forma com que elas são conectadas, a mesa”, explicou Gabriel David.
Foto: Marcos Serra Lima/G1