Mangueira realiza etapa eliminatória de samba-enredo em Macapá

Agremiação e governo do Estado do Amapá escolhem o samba local neste sábado; vencedor se classifica para a semifinal no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO E MACAPÁ – A Estação Primeira de Mangueira realiza uma etapa histórica de sua disputa de samba-enredo neste sábado, 23 de agosto, em Macapá, capital do Amapá. Seis sambas de compositores locais concorrem à vaga na semifinal, que acontecerá no Rio de Janeiro. O evento terá apresentações de grupos locais, da cantora Karinah, e da própria Verde e Rosa, com transmissão ao vivo no YouTube.

“A Mangueira está muito satisfeita de saber que conseguiu mobilizar obras e compositores de muita qualidade e representatividade no Amapá”, afirma Dudu Azevedo, diretor de Carnaval da Mangueira. “Temos a convicção de que dessa escolha sairá uma obra plenamente capaz de brigar com o restante das composições”, conclui.

Parte da delegação da Mangueira cumpriu uma extensa agenda na capital amapaense, que incluiu visita à floresta amazônica e um encontro com a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap). A comitiva também selecionou e ensaiou com ritmistas locais que terão a oportunidade de se juntar à bateria da escola por uma noite.

O enredo de 2026 da Mangueira, intitulado “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra“, mergulha na história afro-indígena do Amapá, celebrando a vida e os saberes de Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca. O desfile, desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, marca o início do triênio de comemoração do centenário da agremiação.

O Mestre Sacaca, apelido que faz referência a um título xamânico, é um personagem de origem negra e indígena, conhecido por seu profundo conhecimento sobre o manuseio de ervas e elementos da floresta. Por seus saberes no tratamento de doenças, ele ficou conhecido como o “doutor da floresta” nas terras Tucujus, como é chamado o povo do Amapá.

Todas as 22 obras inscritas na disputa já estão disponíveis no canal oficial da Mangueira no YouTube.

Facebook
Twitter
WhatsApp