Luto: Preta Gil Morre Aos 50 Anos Deixando Legado de Luta e Amor Eternos

Faleceu neste domingo, 20 de julho, aos 50 anos, nos Estados Unidos, a cantora, compositora e empresária Preta Gil,. Ela enfrentava um tratamento contra o câncer de intestino e teve uma piora significativa em seu quadro de saúde desde a última quarta-feira (16/7).

Filha do icônico Gilberto Gil e afilhada de Gal Costa, Preta cresceu no berço da MPB e se tornou uma voz potente na luta por diversas bandeiras sociais. Ao longo de sua vida, abraçou com paixão a causa contra o racismo e a gordofobia, defendeu incansavelmente os direitos das mulheres e da comunidade LGBT+, e promoveu a autoaceitação e o amor próprio.

Diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023, Preta Gil compartilhou abertamente sua jornada de tratamento, exames, internações e cirurgias com os fãs, transformando sua dor em inspiração. Mesmo após entrar em remissão no final de 2023, a doença retornou em agosto de 2024, exigindo novas cirurgias e tratamentos intensivos no exterior.

Preta Gil deixa seu filho Francisco, de 28 anos, e sua neta Sol de Maria, de 7, além de um legado imenso de alegria, transformação e coragem. Sua “gramática das ruas”, como ela mesma dizia, e sua capacidade de se reinventar, desde os tempos de “Chacrete” aos 5 anos até se tornar uma diva do pop e do samba, serão eternamente lembradas.

Facebook
Twitter
WhatsApp