Rio de Janeiro se prepara para receber 8 milhões de foliões no Carnaval 2025

O Rio de Janeiro está pronto para receber milhões de foliões para o Carnaval 2025! A Prefeitura apresentou, nesta sexta-feira (21/02), o Plano Operacional para a festa, que prevê a movimentação de oito milhões de pessoas pela cidade durante os dias de comemoração.

Nosso Carnaval representa a identidade do Rio e do Brasil“, declarou o prefeito em exercício, Eduardo Cavaliere. “Trabalhamos com antecedência para garantir uma festa incrível, com números recordes que consolidem o Rio como a maior festa do mundo“.

Uma das novidades deste ano é a inclusão de mais um dia de desfile do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, totalizando três dias de apresentações, com quatro escolas por noite. A Intendente Magalhães também terá um dia a mais de desfiles, com seis dias de festa.

Além dos desfiles, a cidade terá mais de 30 Bailes Populares, desfiles de blocos de embalo e de enredo, e o tradicional concurso “Folião Original” na Cinelândia. O Terreirão do Samba, na Praça Onze, foi revitalizado e receberá mais de 40 artistas até o dia 8 de março, com expectativa de 10 mil pessoas por dia.

A Riotur destaca a vasta experiência do Rio em realizar grandes eventos e o aprimoramento constante da gestão operacional para oferecer a melhor experiência aos foliões. “A integração de todos os órgãos municipais é essencial para o sucesso do Carnaval”, afirmou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

O Centro de Operações Rio (COR-Rio) terá mais de 500 operadores e 100 câmeras monitorando a cidade em tempo real, com apoio de drones na Sapucaí e na Intendente Magalhães. A segurança será reforçada com mais de 900 agentes da Ordem Pública e Guarda Municipal por dia, atuando no ordenamento urbano, fiscalização e patrulhamento.

A CET-Rio implementará um esquema especial de trânsito com 250 operadores diários e apoio de reboques e veículos operacionais. A movimentação dos carros alegóricos para o Sambódromo começará na madrugada de quinta-feira (27/02), com interdições e desvios de trânsito. A recomendação é priorizar o transporte público, com BRT funcionando 24 horas e reforço nas linhas de ônibus.

A Comlurb terá mais de 1.000 garis diariamente no Sambódromo e equipes de limpeza na Intendente Magalhães. A Saúde montará seis postos médicos na Sapucaí e o IVISA-Rio fará ações de fiscalização sanitária. A Rioluz reforçou a iluminação do Sambódromo e da Intendente Magalhães, com equipamentos de última geração e monitoramento por câmeras.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência distribuirá mais de 3,5 mil ingressos para pessoas com deficiência e seus acompanhantes, com equipes no setor 13 PCD e serviços de acessibilidade. A Secretaria de Assistência Social distribuirá pulseiras de identificação para crianças e terá Espaços de Convivência para filhos de ambulantes. A Secretaria da Mulher oferecerá apoio para casos de assédio ou violência, com equipes na Sapucaí e na Intendente Magalhães.

A Secretaria de Meio Ambiente e Clima fará a contagem de resíduos sólidos e campanha de educação ambiental. Com planejamento e investimento, o Rio de Janeiro se prepara para um Carnaval 2025 inesquecível, com muita festa, alegria e segurança para todos os foliões.

Facebook
Twitter
WhatsApp