RJ – Disputa de Sambas na Grande Rio para o Carnaval 2026 Atrai 18 Parcerias com Destaque para Intercâmbio Cultural

A Acadêmicos do Grande Rio deu o pontapé inicial na disputa para escolher seu hino oficial para o Carnaval 2026. A escola recebeu 18 sambas concorrentes, em um processo que demonstra um expressivo intercâmbio cultural com o enredo do próximo ano. Do total de obras inscritas, 11 foram entregues na quadra em Duque de Caxias, enquanto sete vieram do estado de Pernambuco.

O enredo, intitulado “A Nação do Mangue“, é uma criação do carnavalesco Antônio Gonzaga e explorará o movimento cultural Manguebeat, que tem suas raízes em Recife, capital pernambucana.

A recepção das obras ocorreu na quadra da agremiação, onde o diretor de Carnaval, Thiago Monteiro, avaliou o momento: “Ficamos felizes com a quantidade e a qualidade dos sambas recebidos. Agora começa uma fase intensa da disputa. No dia 30 de agosto, teremos a final da seletiva pernambucana e, aqui no Rio, a primeira eliminatória será no dia 2 de setembro.

Em um gesto de valorização e respeito ao tema, as parcerias de Pernambuco foram gravadas nas vozes de cantores locais, reforçando a conexão cultural do enredo. Todos os sambas já estão disponíveis no canal oficial da escola no YouTube.

Foto: Eduardo Hollanda / Rio Carnaval

Facebook
Twitter
WhatsApp