A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta sexta-feira (16) o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí em 2026. A escola de samba carioca homenageará o amapaense Raimundo dos Santos Souza, o “Mestre Sacaca”, com o enredo “Mestre Sacaca do encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra”.
Mestre Sacaca, falecido em 1999 aos 73 anos, é uma figura central na cultura do Amapá e dá nome ao Museu Sacaca, localizado no Centro de Macapá. A Mangueira destacou que Sacaca utilizava seus conhecimentos para o tratamento de doenças e para o cuidado comunitário, empregando garrafadas, chás, unguentos e simpatias. Sua atuação lhe rendeu o título de “doutor da floresta” em diversas cidades.
A escola de samba ressaltou a importância de Sacaca na defesa da floresta e das tradições afro-indígenas: “Ele dedicou a vida à defesa da floresta e das tradições, práticas e culturas afro-indígenas. Por essa razão, a Mangueira, contadora de diferentes histórias brasileiras, celebra essa figura que é uma das caras do nosso país diverso e de dimensões continentais”.
A Mangueira descreveu Sacaca como representante dos encantos da região e portador de uma titulação xamânica. O enredo, desenvolvido pelo carnavalesco Sidney França, mergulhará na história afro-indígena do extremo Norte do Brasil.
