RJ – Salgueiro Anuncia Enredo em Homenagem à Vida e Obra da Carnavalesca Rosa Magalhães para 2026

O Acadêmicos do Salgueiro anunciou, na tarde desta quarta-feira (21) que seu enredo para o Carnaval de 2026 será uma grandiosa homenagem à vida e obra da carnavalesca Rosa Magalhães, uma das figuras mais emblemáticas e vitoriosas da história do Carnaval carioca.

Rosa Magalhães colecionou sete títulos ao longo de mais de 50 anos de dedicação ao Carnaval. Sua entrada no mundo do samba ocorreu em 1970, quando se tornou assistente de Fernando Pamplona no próprio Salgueiro. Com este primeiro trabalho, Rosa conquistou seu primeiro título em 1971, com o icônico enredo “Festa para um Rei Negro”, que marcou uma nova era para a escola ao exaltar a cultura negra.

Já como carnavalesca principal, seu primeiro campeonato veio em 1982, no Império Serrano, onde assinou o Carnaval ao lado de Lícia Lacerda. No entanto, a época de ouro da carnavalesca se consolidou entre 1994 e 2001, na Imperatriz Leopoldinense. Foi na Verde e Branca de Ramos que Rosa se firmou com um trabalho reconhecido por sua requintada estética, luxo e enredos históricos meticulosamente elaborados.

Com o título “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a escola pretende apresentar um cortejo lúdico inspirado na trajetória criativa da saudosa carnavalesca

Rosa Magalhães faleceu no dia 25 de junho de 2024, aos 77 anos, vítima de um infarto, deixando um legado inestimável para o Carnaval. Considerada uma campeã absoluta da avenida, sua história será recontada através do trabalho do jovem carnavalesco Jorge Silveira na maior festa popular do Brasil.

Facebook
Twitter
WhatsApp