A Unidos da Tijuca está com tudo nos preparativos para o próximo carnaval e anunciou que realizará o recadastramento de sua comunidade. A ação acontece todas as quintas-feiras de agosto, na quadra da escola no Santo Cristo, das 19h às 21h. O processo, que não tem taxa de inscrição, é uma etapa fundamental que antecede a disputa de samba-enredo.
A escola busca retomar o protagonismo de seus desfilantes e, por isso, implementou a inscrição gratuita para suas alas, pondo fim às alas comerciais. A ideia é garantir que o comprometimento dos componentes seja o único “passaporte” para o desfile, focando em canto e dança para alcançar a nota máxima. O objetivo é fazer com que os sambistas voltem a ser as verdadeiras estrelas do espetáculo.
Para otimizar a organização, a agremiação desenvolveu um novo sistema totalmente informatizado para o cadastro de desfilantes, que possibilitará a emissão de carteirinha, tomada de presença via QR Code e um melhor alinhamento na confecção de fantasias. A escola já finalizou os protótipos e está na fase de reprodução das alas técnicas.
Para o recadastramento, é necessário apresentar RG, cópia do comprovante de residência e comprovante de devolução da fantasia. Vagas ociosas serão abertas para novos componentes em setembro.
A Unidos da Tijuca será a última escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, no dia 16 de fevereiro de 2026, com uma homenagem à vida e obra de Carolina Maria de Jesus, a escritora que emocionou o Brasil com sua obra “Quarto de Despejo“. O enredo é desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.
A quadra da Unidos da Tijuca fica localizada na Avenida Francisco Bicalho, nº 47 – Santo Cristo.