09 de Maio marca a fundação da Águia de Ouro, o orgulho da Pompéia!

No dia 09 de Maio de 1976, no coração da Pompéia-Vila Anglo Brasileira, nascia a escola de Samba Águia de Ouro.

​A ideia de criar uma agremiação carnavalesca surgiu a partir de um time de várzea, chamado Faísca de Ouro Futebol Clube, que após cada vitória reunia sambistas na comemoração. Com o passar dos anos, parecia que apenas um time de futebol seria pouco para representar toda uma comunidade. Gilson Carriuolo Antonio, Valdemar, José Luiz e outros integrantes do time, se uniram para organizar a criação de uma escola de Samba na região. Adotando como símbolo a águia e as cores azul, dourado e branco, assim surgia o G.R.E.S. Águia de Ouro.

Em 1977 a escola estreia no carnaval de São Paulo com o enredo: “A Bahia de Jorge Amado” e, logo no primeiro ano, conquistaria o Vice-Campeonato, rendendo o acesso ao Grupo 4 (atual Grupo 2 da UESP). Em 1982, um dos principais integrantes, Sidnei Carriuolo Antonio foi nomeado o novo Presidente da Agremiação, função que exerce até os dias atuais. ​Em 1984 consegue chegar na elite do Carnaval de São Paulo onde desfilou o enredo “Mil vidas, o teatro através dos tempos”.

No ano de 2020, sob o comando do carnavalesco Sidnei França, a Águia de Ouro alcança o almejado título de Campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, somando 269.9 pontos, 0.1 a mais do que a vice-campeã, Mancha Verde. Na ocasião a azul e branca da Pompéia realizou um belo desfile com o enredo “O poder do saber. Se saber é poder… Quem faz a hora, não espera acontecer“.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp