Considerado como a “capital do subúrbio carioca“, o simpático bairro de Madureira completa 410 anos nesta quarta-feira, 24 de Maio. Localizado na coração da zona norte, o bairro abriga um forte comércio, parques, bailes, clube de futebol e escolas de samba, entre elas: A centenária Portela e o reizinho do bairro, o tradicional Império Serrano.
Ainda período colonial, a região foi sendo habitada, se transformando em uma espécie de sertão. No inicio do século XIX, o terreno já era tomado por grandes propriedades rurais. O atual nome é referencia a um dos proprietários destas terras, Lourenço Madureira, dono da fazenda Campinho. Após a morte do proprietário o terreno foi loteado.
Ao longo do século XX, com a chegada de operários que migraram ao local e suas diversas culturas, o terreno foi se transformando, surgindo a semente do que é hoje.
Assim como foi cantada em verso e prosa por Arlindo Cruz na canção “O Meu Lugar“, no imaginário da cultura carioca, Madureira é “É cercado de luta e suor, esperança num mundo melhor e cerveja pra comemorar”.