Nesta quinta-feira (29 de Junho) é uma ocasião especial para comemorar o sorriso mais famoso da avenida, Neguinho da Beija-Flor comemora 74 anos de idade. Também conhecido como Luiz Antônio Feliciano Marcondes, Neguinho é um sambista, compositor, cantor e intérprete da Beija Flor de Nilópolis desde o ano de 1976.
Nascido no bairro de Vila Isabel, mudou-se para Nova Iguaçu para depois chegar a Nilópolis, casa da escola de samba que o consagrou. A carreira artística ganhou corpo contra a vontade do pai — que, apesar de ser músico, sonhava em vê-lo com um uniforme militar. Quando a fama chegou, ouviu do pai, Benedito Feliciano Marcondes, um conselho que carregou ao longo da vida: sempre manter os pés bem firmes no chão.
Aos 10 anos de idade, o garoto Luís Antônio Feliciano Marcondes saiu de casa para participar de um concurso musical em um parque de diversões de Nova Iguaçu (RJ). Subiu ao palco sem camisa e descalço e cantou um samba de Jamelão. Saiu com a terceira colocação e duas latas de goiabada embaixo do braço como prêmio pelo terceiro lugar. A vida do jovem Luís mudou.
Ainda conhecido por Neguinho da Vala, estreou como puxador de samba no bloco Leão de Iguaçu, em 1970. O jovem sambista chamou a atenção de Cabana, compositor da Beija-Flor, que o convidou para se juntar aos músicos da escola. Assim, transferiu-se para Nilópolis em 1975.
De lá pra são 14 campeonatos na “Deusa da Passarela”. Também venceu por 5 vezes os prêmios Troféu Tamborim de Ouro e Estandarte de Ouro. Em 2012, ele foi um dos indicados ao “Prêmio Extra / Prefeitura do Rio” como Maior personalidade dos 80 anos de desfile. É de sua autoria a música-tema da “Globeleza”, que anualmente é veiculada pela Rede globo em suas chamadas para a programação carnavalesca da emissora carioca. Flamenguista de coração, para a agremiação compôs “O Campeão (Meu Time)”, certamente uma de suas composições de maior sucesso.
O cantor, que lutava contra um câncer do intestino em 2009, casou-se com Elaine Reis no dia 23 de fevereiro do mesmo ano em pleno Sambódromo da Marquês de Sapucaí, poucos minutos antes de cantar no carnaval. O casamento foi transmitido pela rede globo na cobertura do carnaval.
Neguinho da Beija-Flor é um símbolo de alegria, energia e paixão pelo carnaval. Seu sorriso contagiante e sua presença carismática cativam o público a cada apresentação. Hoje aos 74 anos, continua encantando os foliões e levando alegria através de seu sorriso e de sua música.