15 de dezembro – neste dia há 114 anos nascia o arquiteto Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer foi um dos principais arquitetos do século XX. Suas obras, caracterizadas por linhas e curvas, estão presentes em várias cidades do Brasil e no mundo. Ao lado de Lúcio Costa, Niemeyer trabalhou com o presidente Juscelino Kubitschek no projeto de Brasília, a nova capital federal inaugurada em 1960.

Para consolidar os projetos educacionais e culturais de Darcy Ribeiro, Niemeyer projetou o Sambódromo do Rio de Janeiro, que possui salas de aula sob as arquibancadas. A passarela foi construída em tempo recorde para o carnaval carioca de 1984, após poucos meses de obra.

Perspectiva original da Passarela de Oscar Niemeyer – Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/01-32045/passarela-professor-darcy-ribeiro-sambodromo-do-rio-de-janeiro-oscar-niemeyer

A figura de Niemeyer e sua vasta obra, reconhecida internacionalmente, também já passou pelas principais passarelas  do carnaval brasileiro.

Das vezes que Niemeyer e sua obra passou pela Sapucaí, destaque para o carnaval carioca de 2003, quando a Unidos de Vila Isabel apresentou o enredo “Oscar Niemeyer, o arquiteto no recanto da princesa”, enredo esse desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas, quando a escola estava desfilando no grupo A.

“…Niemeyer brasileiro da gema
Traços de um poema em construções
Cada coluna… Belas artes…
Novo mundo de ideias curvas… Realizações!
Lá no exterior se consagrou
A luta pelo povo jamais abandonou
Liberdade na expressão da emoção
O nosso manto estampado na vida
Desse nome singular
Que a comunidade abraça pra samba…”

(Trecho do samba da unidos de Vila Isabel – Carnaval de 2003)

No último carnaval carioca a Unidos da Tijuca, na apresentação do enredo “Onde moram os sonhos” dos carnavalescos Paulo Barros, Marcus Paulo e Hélcio Paim a figura e a obra de Niemeyer também passou juntamente com a escola pela passarela da Marquês de Sapucaí.

Unidos da Tijuca 2020 – Fonte: https://www.carnavalesco.com.br/ousadia-baianas-da-tijuca-representam-simbolo-arquitetonico-de-brasilia/

O Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo foi projetado por Oscar Niemeyer. O Sambódromo do Anhembi é um dos maiores espaços para eventos ao ar livre da cidade de São Paulo.

Administrado pela São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo e eventos, o Sambódromo Paulista foi inaugurado em 1991, com capacidade para 10 mil pessoas. Cinco anos depois, quando o espaço foi entregue à população, a capacidade já havia sido ampliada para 30 mil pessoas.

Há rumores de que Niemeyer houvesse renegado ser o autor do sambódromo do Anhembi, já que elementos foram incorporados a obra que fugiram de seu projeto original, como banheiros de alvenaria na parte detrás das arquibancadas e as torres onde são colocados os jurados.

Construção do sambódromo do Anhembi – Fonte: https://anhembi.com.br/sambodromo-do-anhembi-um-projeto-de-oscar-niemeyer/

Depois de Brasília, Niterói, no estado do Rio de Janeiro, é a cidade que tem um maior número de obras de Niemeyer, entre elas o Teatro Popular Oscar Niemeyer e o Museu de Arte Contemporânea, em estilo futurista, inaugurado em 1991.

Poucos dias antes de completar 105 anos de idade, Oscar Niemeyer faleceu na cidade do Rio de Janeiro, a 5 de dezembro de 2012, em decorrência de uma infecção respiratória.

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.” (Oscar Niemeyer)

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp