Brasil – Festival de Parintins 2022 começa nesta sexta-feira (24/6)

Festival de Parintins 2022 começa nesta sexta-feira (24/6). A 55ª edição ainda tem apresentações no sábado (25/6) e no domingo (26/6). A TV A Crítica exibe o espetáulo, a partir das 21:30h, para todo Brasil no seu canal no Youtube.

Nos dois três dias de apresentações, o boi-bumbá Caprichoso e o boi Garantido encantaram o público com suas alegorias e toadas que revivem a lenda de Catirina e Pai Francisco, o cotidiano do caboclo ribeirinho e outros mitos amazônicos.

O Boi Caprichoso, representado pela cor azul e que tem como símbolo a estrela, vai trazer o tema “Amazônia, nossa luta em poesia”. Enquanto que “Amazônia do Povo Vermelho” foi o tema escolhido pelo Boi Garantido, de cor vermelha e com um coração como símbolo.

Parintins é um municípiono interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. É o segundo município mais populoso do estado. Segundo a Secretaria de Turismo foram cerca de 80 mil pessoas que chegaram a cidade para o festival, 15% a mais do que a última edição. Os ingressos deste ano estão esgotados e os hotéis com lotação máxima.

Para a cidade, que tem a economia quase toda baseada nessa festa, o momento é de recuperação, pois nos anos de 2020 e 2021 o evento precisou ser cancelado por conta da pandemia da Covid-19. A expetativa da prefeitura da cidade é que sejam injetados R$ 100 milhões na economia.

O Garantido abre a primeira noite de festa, enquanto o Boi Caprichoso fecha. Na segunda noite (25/06), o bumbá azul e branco inicia o espetáculo, e o vermelho encerra. Na última noite de apresentações, o festival começa com o Boi Garantido, e o Boi Caprichoso fará o encerramento.

24 de junho

  • Garantido abre
  • Caprichoso fecha

25 de junho

  • Caprichoso abre
  • Garantido fecha

26 de junho

  • Garantido abre
  • Caprichoso fecha

O palco – Bumbódromo

Palco de realização de um dos mais importantes eventos do Amazonas, o Festival Folclórico de Parintins. A festa atrai turistas do mundo todo para o município, localizado a 369 km de Manaus. O local é popularmente conhecido como Bumbódromo. Sua estrutura lembra o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade, na arena, para 25.566 espectadores.

O espaço foi inaugurado em 1988, mas em 2013 passou por uma completa reestruturação, transformando-se em Centro Cultural.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp