RJ – Prefeitura do Rio anuncia mega reforma no Sambódromo e entorno, com demolição do Elevado 31 de Março

A Prefeitura do Rio de Janeiro revelou, no ultimo final de semana, um ambicioso projeto de revitalização da região do Sambódromo, que promete transformar a área em um novo polo cultural e residencial da cidade. A iniciativa, inspirada no sucesso do Porto Maravilha, inclui a demolição do Elevado 31 de Março, a construção de um túnel, a criação de parques e a integração da Passarela do Samba ao seu entorno.

Na região nascerá um novo distrito residencial e um dos prédios previstos homenageará um dos maiores arquitetos do mundo, responsável pelo projeto do Sambódromo, o brasileiro Oscar Niemeyer. A construção terá por inspiração o prédio do Congresso Nacional e ficará na Avenida Presidente Vargas, sobre a entrada do futuro túnel que fará a ligação com o bairro de Santo Cristo, após a demolição do Elevado 31 de março.

 Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

A Passarela do Samba também será modernizada, com a construção de um museu em um terreno atrás da Praça da Apoteose e a criação de uma estrutura de logística atrás de cada módulo de arquibancada, permitindo a realização de diversos eventos durante o ano. O Terreirão do Samba será revitalizado e receberá uma casa de espetáculos e um parque.

Para integrar a região central, um parque linear, o “Caminho das Lanternas”, conectará a Zona Portuária, o Complexo da Leopoldina e o Sambódromo. A Prefeitura estima que o investimento para a realização desse projeto seja obtido com a venda do potencial construtivo da área liberada com a demolição do elevado. A modelagem dessa operação urbana consorciada ainda está em definição.

Facebook
Twitter
WhatsApp