A partir desta quarta-feira, 18 de Dezembro, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói será palco da exuberância do Carnaval carioca com a exposição “Arroboboi, Dangbé“. A mostra, que celebra o tricampeonato da Unidos do Viradouro no Grupo Especial, imergirá o público no universo mágico do desfile que encantou a Sapucaí em 2024.

Com curadoria da renomada fotógrafa Renata Xavier e textos do jornalista e doutor em artes João Gustavo Melo, enredista da escola, a exposição reúne mais de 200 fotografias que capturam a energia e a beleza do desfile. Além das imagens, 20 fantasias criadas pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, incluindo três de destaques, estarão em exposição, permitindo ao público admirar de perto a riqueza dos detalhes e a maestria do trabalho artesanal.

Um dos pontos altos da mostra é a réplica da serpente de 9 metros que abriu o desfile, levando o público ao delírio. A ambientação circular da exposição, inspirada na forma da serpente que engole a própria cauda, simboliza o eterno recomeço e promete uma experiência imersiva e inesquecível.

“No desfile deste ano, uma das novidades foi o uso criativo da iluminação cênica e a Viradouro surpreendeu e encantou o Brasil com um arco-íris de luz que clareou o céu do Sambódromo. As fantasias que brilham no escuro estarão na exposição que revive esta experiência através da ambientação e da montagem circular“, explica Renata Xavier, diretora do Centro Carioca de Fotografia.
O carnavalesco Tarcísio Zanon expressa a emoção de ver a Viradouro ocupando um espaço tão importante: “É emocionante ver a Viradouro ocupando um espaço tão importante para a cultura nacional e niteroiense que é o MAC. A nossa presença terá fantasias e partes de alegorias que fizeram parte de um desfile campeão que significou pra Niterói um motivo de grande orgulho“. A exposição “Arroboboi, Dangbé” vai até até 9 de março de 2025.
Fotos – Renata Xavier