A Prefeitura de São Paulo gerou uma grande polêmica nas redes sociais ao afirmar que a capital paulista possui o “maior carnaval de rua do Brasil“. A publicação, feita no dia 1º de fevereiro, gerou uma série de reações de outras cidades conhecidas por seus grandiosos carnavais, como Recife, Salvador e Rio de Janeiro, que possuem tradição carnavalesca e recebem milhões de foliões anualmente.
A Prefeitura do Recife, por exemplo, ironizou a afirmação, lembrando que o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de rua do mundo, é uma tradição pernambucana. Já a Prefeitura de Salvador questionou a afirmação de São Paulo, desafiando-a a apresentar dados que comprovem a afirmação.
A Prefeitura do Rio de Janeiro não ficou de fora da disputa e, em resposta à publicação de São Paulo, utilizou um emoji de olhos em seu perfil no Twitter, insinuando que a afirmação da capital paulista era questionável.

São Paulo justifica a afirmação com o grande número de blocos de rua e de foliões que participam do Carnaval da cidade. Neste ano, são esperados 767 blocos e 860 desfiles, um recorde para a capital paulista.
A polêmica gerada pela publicação mostra a rivalidade entre as cidades que disputam o título de maior carnaval do Brasil. A questão, no entanto, vai além da disputa por títulos e envolve questões culturais e históricas, além de aspectos econômicos e turísticos.