Mangueira convida escolas de samba do Amapá para desfile que homenageia Mestre Sacaca

MACAPÁ – A Estação Primeira de Mangueira, que realiza neste sábado (23) a primeira etapa da escolha de seu samba-enredo em Macapá, deu um passo importante para a integração cultural. A presidente Guanayra Firmino formalizou um convite para que os presidentes de todas as escolas de samba do Amapá participem do desfile da Verde e Rosa na Marquês de Sapucaí.

O convite foi feito em um encontro com a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Di Miceli, e com o presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), Jocildo Lemos. “Esse convite faz parte dos nossos esforços de união, intercâmbio cultural, imersão e troca entre a Mangueira, o povo do Amapá e a Liesap”, declarou Guanayra.

A noite de celebração em Macapá, que será transmitida ao vivo no YouTube da Mangueira a partir das 19h30, vai definir o samba local que se classificará para a semifinal no Rio de Janeiro. A disputa de samba-enredo da Mangueira recebeu 22 obras, sendo seis de compositores amapaenses.

O enredo de 2026 da escola, “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra“, assinado pelo carnavalesco Sidnei França, mergulha na história afro-indígena do Amapá. A trama homenageia a vida e os saberes de Raimundo dos Santos Souza, um personagem de profunda conexão com a natureza e conhecido como o “doutor da floresta”.

Facebook
Twitter
WhatsApp