Em um evento histórico no ultimo final de semana, a Estação Primeira de Mangueira classificou duas composições do Amapá para a final de sua disputa de samba-enredo. A etapa estadual, realizada no último sábado (23), em Macapá, definiu as obras que vão concorrer ao posto de hino do desfile da Mangueira para o Carnaval 2026.
O governador Clécio Luís, que articulou a parceria, celebrou o resultado e destacou o potencial de divulgação do estado. “A Mangueira estava atrás de uma história, de um enredo que fosse profundo e o Amapá foi escolhido para contar essa história por um personagem muito importante, que é o Mestre Sacaca”, afirmou o governador. Ele ainda ressaltou que “o mundo inteiro vai saber mais sobre o Amapá“.
Foi a primeira vez que o concurso cultural foi realizado fora da quadra da agremiação carioca, resultado de um diálogo entre o governador e a presidente da Mangueira, Guanayra Firmino.
Inicialmente, apenas uma composição seria classificada, mas o talento dos seis sambas amapaenses inscritos encantou os membros da escola, que decidiram levar duas obras para a final. Em um clima de celebração no Trapiche Santa Inês, na Orla de Macapá, os Sambas 103 e 105 foram eleitos para a etapa final da disputa.
A grande final será no dia 27 de setembro, na quadra do Palácio do Samba, no Rio de Janeiro. O tema para o Carnaval 2026 da Verde e Rosa é “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra“, uma homenagem à sabedoria popular e à força da Amazônia Negra.
Foto divulgação