Quatro sambas concorrem ao título de hino para 2026, em um duelo que une compositores do Amapá e do Rio de Janeiro no próximo sábado (27).
A Mangueira se prepara para uma grande festa. No próximo sábado (27), a escola de samba realizará a grande final do seu concurso, no Palácio do Samba. O evento marcará uma disputa histórica, com compositores do Amapá e do Rio de Janeiro se encontrando para a escolha do samba que irá embalar o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”.
As quatro obras finalistas são representadas pelas parcerias de:
- Alexandre Naval & Cia (Samba 11)
- Pedro Terra & Cia (Samba 15)
- Verônica dos Tambores & Cia (Samba 103), oriunda da seletiva do Amapá
- Francisco Lino & Cia (Samba 105), oriunda da seletiva do Amapá

O enredo da Verde e Rosa para o Carnaval de 2026, de autoria do carnavalesco Sidnei França, é uma homenagem a Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca. A escola irá explorar a vida e os conhecimentos ancestrais do curandeiro e xamã do Amapá, que se tornou um símbolo de resistência e sabedoria da cultura afro-indígena da Amazônia. A Mangueira será a última escola a desfilar na primeira noite do Grupo Especial, no domingo, dia 15 de fevereiro de 2026.
#Mangueira #Carnaval2026 #SambaEnredo #FinalDeSamba #MestreSacaca #AmazoniaNegra #SidneiFranca #Samba #CarnavalRJ #GrupoEspecial
Fotos: JM Arruda e Eduardo Hollanda