Os desfiles no sambódromo do Anhembi em 2022, que seriam nos dias 25 e 26 de fevereiro, foi adiado pela Prefeitura para abril. No novo calendário, a festa começa no Sambódromo do Anhembi a partir do sábado, 16 de abril com os desfiles do Grupo II. A polêmica fica por conta ds desfiles das escolas do Grupo Especial, que desfilam nos dias 22 e 23 de abril, sexta-feira e sábado, mesmos dias dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A temporada encerra no dia 30 de abril, com o Desfile das Campeãs.
Na tarde desta terça feira (25/01), Sidnei Carriuolo, Presidente da Liga SP, particpou de uma Live no canal oficial da entidade. Sidnei explicou que a decisão de adiar o carnaval não veio por parte da Liga SP “Até sexta feira passsada, o carnaval para nós era em Fevereiro. Fui chamado para uma reunião no gabinete do Prefeito, e chegando lá soube que estavam os secretários dos dois municipios, além do presidente da Liga do Rio. Deixo claro que em são Paulo, a maioria dos Presidentes eram fovoráveis ao adiamento, mas a decisão não foi da Liga. A decisão foi deles, tinham secretários de saúde e dois Prefeitos, foi um pacote entregue para nós. Não houve consulta”.
Sobre desfilar seus principais grupos no mesmo dia que as escolas samba do Rio de janeiro na Marques de Sapucaí, Sidnei foi enfético em dizer que não vai mudar as datas. O dirigente alega que o carnaval de São Paulo não é menor que nenhum outro para ceder neste momento.
“Entendo o Rio de Janeiro, a sexta feira e o sábado são muito mais favoráveis para todos. Só quero que eles entendam que, tradicionalmente, desfilamos nas sextas e sábados. Não temos condiçoes de desfilar em uma quarta feira, pois existem dificuldades. Não queremos criar dificulades, mas não é porque o Rio acabou de sair da reunião lançando suas datas, que temos que mudar. Alguém tem que ceder, e será sempre São paulo a pagar este preço? Não vejo ninguém atacar o Rio, parece que nossos próprios sambistas passaram a nos tratar como subproduto”
Sacrificados com a decisão, estrelas que brilham nos dois desfiles, casos de Sabrina Sato (Vila Isabel e Gavioes da Fiel no mesmo dia), Viviane araújo (Mancha Verde e Salgueiro, mesmo dia), Tinga (Àguia de Ouro e Vila Isabel, mesmo dia), além dos Destaques de luxo Nelcimar Pires (Colorado do Brás e Imperatriz, mesmo dia) e Alex Aarujo (Àguia de Ouro e Unidos da Tijuca, mesmo dia), precisam decidir em qual praça vão desfilar. O presidente também falou o que pensa sobre isso.
“Eu sei que vou ter problema com meu cantor e com alguns destaques, que não poderão vir. Mas é a regra do jogo, porque não vou sacrificar minha comunidade por causa de dez pessoas“, finalizou.