BOI GARANTIDO
“Amazônia do Povo Vermelho” é uma autoafirmação. Trata-se de reconhecer o maior expoente do Festival Folclórico de Parintins como o vetor e tradutor dos valores identitários do povo amazônico. Valores estes dinâmicos de tempos e espaços múltiplos. Alicerçado na popularidade de sua existência e na originalidade de sua expressão, o Garantido traduz em três noites de espetáculo o espelho de sua imagem, refletindo homens e mulheres de muitas caras e jeitos vivendo entre magias e desafios de uma floresta mantida em pé! É essa gente – suas lutas, suas buscas, seus legados, suas culturas, anseios, protestos, sonhos e utopias – que se entrelaça ao Garantido. Um Garantido plural, fruto de eras primevas e caminhadas de tantas jornadas!A diversidade, a ancestralidade, a quilombolidade, o indigenismo e a caboclitude dessa gente encontra-se no tema “Amazônia do Povo Vermelho”, assim como o respeito à diversidade, à liberdade de expressão, o combate ao racismo, ao antissemitismo, ao nazifacismo, às formas de opressão, o reconhecimento e apoio às múltiplas identidades de gênero e orientações sexuais, a luta contra a LGBTQIA+fobia e o apoio intransigente à ciência e à arte.É de vermelho que pintamos nossa pele. É com a esperança que identificamos nosso amanhã.É esse o Garantido dos sonhos. É esse o Garantido das nossas realidades. É assim que vamos conduzir o boi do negro Lindolfo Monte Verde em 2022. E é assim que seremos conduzidos por ele. Viva o Garantido, símbolo maior da “Amazônia do Povo Vermelho!”
(Texto Mencius Melo, Adan Renê & Rubens Alves)
BOI CAPRICHOSO
“Amazônia, nossa luta em poesia” é o tema para o Festival Folclórico 2022 do boi-bumbá Caprichoso.
Dessa forma, a nação azul e branca se emocionou e aplaudiu o momento em que os membros da diretoria e do Conselho de Arte, no centro do curral, apresentaram a nova marca do bumbá.
“O Caprichoso nos surpreende sempre, quando a gente menos espera nos arrebata com sua ousadia. Hoje a gente reacende nossa esperança e se orgulha cada vez de vestir essas cores, vamos com tudo para 2022”, disse emocionada a torcedora Louise Reis.
Antes da paralisação do calendário turístico brasileiro, imposta pelas regras sanitárias da pandemia, o Caprichoso trabalhava em função do tema “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito”.
Sobretudo, no decorrer das duas temporadas em que o Festival de Parintins deixou de ser realizado, esse brado norteou as apresentações oficiais do bumbá no período de restrições.
Por Sidnei Louro Jorge Júnior