O carnaval do bairro Notting Hill, de Londres, que reúne milhares de pessoas todos os anos no final de agosto, foi cancelado, devido à pandemia do novo coronavírus – anunciaram os organizadores nesta quinta-feira (7).
Este ano, “o carnaval não será realizado nas ruas de Notting Hill, como se vinha fazendo há mais de 50 anos”, afirma o comunicado divulgado pelos organizadores publicado na página on-line do evento.
Criado em 1966 pelos imigrantes caribenhos residentes em Londres como resposta à onda de incidentes racistas da época, este carnaval se transformou na festa mais popular da capital britânica e em símbolo de seu multiculturalismo. Tendo suas raízes nos festivais de música do Caribe dos anos 1950 depois da primeira onda de migrantes das antigas colônias, após a Segunda Guerra Mundial.
Considerado a maior festa popular da Europa, esta celebração de dois dias da cultura britânica se caracteriza por dançarinos ornados de plumas, bandas de metal e sons que retumbam a terra.
Um dos países mais afetados pela pandemia, o Reino Unido está há sete semanas confinado.
Os organizadores do Notting Hill Carnival Ltd. estão planejando um evento “alternativo” ainda este ano.
“Não foi uma decisão fácil de tomar, mas a realidade da pandemia de COVID-19 e a forma como está evoluindo fazem supor que esta é a única opção segura é esperamos que possa levar o espírito do Carnaval às pessoas na segurança de seus lares e fazê-las se sentirem conectadas e envolvidas. Esperamos recebê-lo de volta às ruas de Notting Hill em 2021“.
Por Waldir Tavares