CID CARVALHO

 

Ele já foi campeão em cinco oportunidades no grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, todas essas vitórias alcançadas pela Beija Flor de Nilópolis, como componente da comissão de carnaval da escola, mas também conta com campeonatos alcançados no carnaval de Vitória/ES e em grupos intermediários da folia carioca.

Nascido na cidade de Arapiraca, estado de Alagoas, Cid Carvalho iniciou no mundo das escolas de samba como assistente de grandes profissionais da folia fluminense, como Joãosinho Trinta e Rosa Magalhães.

Como membro da comissão de carnaval da Beija Flor esteve inicialmente de 1998 à 2006, período em que a escola foi campeã em quatro carnavais e vice campeã em outros quatro. A Beija Flor foi Estandarte de Ouro de melhor escola no carnaval de 2001 e melhor samba-enredo em 2005.

Nesse período fez trabalho no carnaval paulista de 2003 pela Águia de Ouro, na época no grupo especial da folia paulistana.

A Unidos de Vila Isabel foi sua casa em dois carnavais, no de 2007 e 2014, onde a melhor colocação foi o sexto lugar no carnaval de 2007 com o tema de enredo “Metamorfoses: do Reino Natural à Corte Popular do Carnaval – as Transformações da Vida”.

Na Mocidade Independente de Padre Miguel trabalhou por três carnavais, no de 2008, 2010 e 2011, onde realizou desfiles grandiosos, mas que nunca voltaram no desfile das escolas campeãs.

Nos carnavais de 2008 e 2009 foi de responsabilidade de Cid Carvalho, como carnavalesco, os desfiles da Estácio de Sá, ocasião em que a escola estava desfilando no grupo de acesso A.

Nos carnavais de 2012 e 2013 foi a vez do talento do Cid Carvalho vestir as cores verde e rosa, já que foi carnavalesco da tradicional estação Primeira de Mangueira, tendo a escola alcançado em sétimo e um oitavo lugar respectivamente.

No carnaval de 2013 ainda realizou o desfile da Paraíso do Tuiuti no grupo de Acesso A.

No carnaval de 2014 Cid Carvalho foi campeão no grupo principal das escolas de samba da cidade de Macapá no Amapá, onde desenvolveu o tema de enredo “Boemia, Amor!”.

O carnaval de 2015 marcou pelo retorno de Cid Carvalho à Mangueira, desta vez com o tema de enredo “Agora chegou a vez vou cantar: mulher de Mangueira, mulher brasileira em primeiro lugar!”.

Nos carnavais de 2015 e 2016 Cid Carvalho realizou o desfile da MUG, multicampeã do carnaval de Vitória/ES, tendo levado a escola ao campeonato nestes dois carnavais, primeiramente com o enredo “Nos reinos de sua majestade: o sonho” e na sequência com “Papo de Botequim”. Permaneceu ainda a frente da MUG em 2017 e conquistou um vice campeonato.

No grupo de acesso A carioca, no carnaval de 2016 idealizou o desfile da Acadêmicos do Cubango, de Niterói e na série B fez o desfile da Leão de Nova Iguaçu, onde repetiu a dose no carnaval seguinte.

O carnaval de 2018 marcou o retorno do carnavalesco `a Beija Flor de Nilópolis com o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar: Os filhos abandonados da pátria que os pariu” e com este carnaval de novo a Deusa da Passarela foi a grande campeã daquele ano. Ainda dividiu seu tempo realizando o desfile da Unidos de Bangu, na série A.

No carnaval de 2019 Cid Carvalho permaneceu na Beija Flor, no desfile comemorativo aos 70 anos da escola, tendo a agremiação alcançado apenas um 11º lugar.

Para o próximo carnaval o desafio é trazer a Beija Flor para a passarela e a reconquista das primeiras colocações, desta vez ao lado do também carnavalesco Alexandre Louzada.

 

A Guerreiros de Jacarepaguá, no carnaval de 2019 homenageou o carnavalesco Cid Carvalho, tendo o escolhido para ser o tema de enredo da escola, sob o título “Cid Carvalho: Guerreiro que é guerreiro não foge à luta”, tendo a escola desfilado na Intendente Magalhães no sábado das campeãs.

“…Um raio de luz vai brilhar

E a nossa estrela, iluminar

Tu és o Guerreiro de Jacarepaguá

Cid Carvalho chegou pra ficar…”

(trecho samba da Guerreiros de Jacarepaguá 2019)

 

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp