Conheça o “Carnaval pelo Brasil”
Corumbá/MS – às margens do rio Paraguai, na divisa Brasil-Bolívia, é a maior cidade do Pantanal brasileiro com aproximadamente 110 mil habitantes e 4° maior município do Mato Grosso do Sul.
Com 240 anos e influência de militares da Marinha carioca, a “Cidade Branca” possui o mais importante carnaval da Região Centro-Oeste, com desfiles de escolas de samba, blocos de rua, cordões, trios elétricos, concurso de fantasias, concurso de marchinhas e bailes carnavalescos, desde o fim do século 19.
Em 1946 surgiu a escola “Deixa Falar”, que inspirou a criação de novas agremiações nas décadas de 1950 e 60. Na década seguinte, 70, o carnaval é interrompido, devido a enchentes no Pantanal e prejuízos na pecuária, motor econômico da cidade.
Nos ano 80, os desfiles são retomados até o ápice em 1985, quando Corumbá ostentou o título de 4° maior carnaval do Brasil, com 2500 desfilantes por escola de samba.
Em 2019, 22 blocos e 10 escolas de samba de um único grupo desfilaram na Passarela “montada” com capacidade para receber 30 mil pessoas por noite.
“Império do Morro”, “Unidos da Vila Mamona”, “”Mocidade Independente da Nova Corumbá” e “A Pesada” (campeã de 2019 com enredo “São Jorge, o Santo Guerreiro”) são as agremiações com mais vitórias.
Curiosidade: a concentração das escolas e blocos ocorrem em uma inclinada de paralelepípedo, onde está um módulo de julgadores para avaliar os sambistas “descerem” para a avenida General Rondon.
Assista a transmissão, do Canal Cidade Branca, dos desfiles de 2019 ?:
Redação: Thiago Cânepa Amorim