Na ultima sexta feira e neste sábado, dias 25 e 26 de agosto, as escolas de samba do Grupo Especial da Grande Vitória promovem um desfile extra, no “Pátio das Alegorias“, no Tancredão. O objetivo é aquecer as comunidades com os sambas-enredos de 2024.
Além das sete escolas do Grupo Especial, a Andaraí – rebaixada em 2023 para o Grupo de Acesso A – também participa, por ser afiliada à Liesge. A dinâmica dos mini desfiles é a mesma de um desfile oficial, mas sem envolver uma competição e sem ocorrer dentro do Sambão do Povo.
Com até 300 integrantes, cada agremiação desfila por 30 minutos no Pátio das Alegorias, que tem 80 metros. Além disso, de acordo com a Liga, é obrigatório a presença de baianas, velha guarda, casais de porta-bandeiras e mestres-salas e bateria, além de um elemento cenográfico.
Na sexta-feira (25/08) desfilaram a Andaraí, Novo Império, Boa Vista e MUG. Neste sábado (26/08), se apresentam a Pega no Samba, Chegou o que Faltava, Piedade e Jucutuquara. O início está previsto para 20h. Os desfiles oficiais ocorrem nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2024, no Sambão do Povo.