Esbanjando criatividade, carnavalesco Alexandre Louzada completa 65 anos

O Multicampeão Alexandre Louzada completa 65 anos nesta quinta feira, 15 de Dezembro. O carnavalesco niteroiense foi campeão em escolas de samba tradicionais nos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Louzada, que além de carnavalesco é figurinista e cenógrafo, estreou no carnaval em 1985, na Portela. De lá pra cá triumfou nos carnavais de 1998 com Mangueira, 2006 com a Unidos de Vila Isabel e na paulistana Vai Vai, 2007, 2008 e 2011 com a Beija Flor, novamente com a Vai Vai em 2015 e 2017 com a Mocidade Independente de Padre Miguel. Em numeros de títulos, o artista só fica atrás da carnavalesca Rosa Magalhães, mas empata com ela no número de conquistas na “era Sambódromo”, pois o primeiro campeonato de Rosa foi com o Império Serrano em 1982, antes da construção da atual passarela do samba.

Alexandre Louzada também teve passagens marcantes por Unidos do Cabuçu, Acadêmicos do Cubango, Acadêmicos da Rocinha, Camisa Verde e Branco, Inocentes de Belford Roxo, Unidos da Ponte, Caprichosos de Pilares, Estácio de Sá, Acadêmicos do Grande Rio, União da Ilha, Viradouro, União de Jacarepaguá, Império de Casa Verde, Porto da Pedra e Unidos de Vila Maria.

Desde 2020 na Beija Flor de Nilópolis, atualmente ele faz dupla com o jovem talento, e também carnavalesco, André Rodrigues. Para o carnaval de 2023, os artistas trabalham no enredo “Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”, onde a proposta é desmitificar a ideia da comemoração realizada no dia 07 de Setembro. Na narrativa proposta pela dupla, a data correta seria 02 de Julho, data esta, que marca a expulsão das tropas portuguesas da Bahia em 1823, um triunfo histórico nacional com forte protagonismo feminino e afro-ameríndio.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp