Estácio de Sá: Uma história de pioneirismo e tradição no samba

A Estácio de Sá é uma das escolas de samba mais tradicionais e importantes do Rio de Janeiro. Fundada em 27 de fevereiro de 1955 no bairro do Estácio, a agremiação carrega em sua história um legado de pioneirismo e inovações que marcaram o desenvolvimento do samba carioca.

Embora oficialmente fundada em 1955, a história da Estácio de Sá tem suas raízes na lendária Deixa Falar. Criada em 12 de agosto de 1928, a Deixa Falar não chegou a desfilar como escola de samba, mas é considerada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como a primeira agremiação a utilizar o termo “Escola de Samba“.

A Deixa Falar foi pioneira em diversos aspectos que hoje caracterizam as escolas de samba. Foi a primeira a criar o samba de sambar, ritmo que se distanciava do maxixe e incorporava elementos do batuque e do jongo. A agremiação também foi a primeira a ter um mestre-sala, um porta-bandeira e um corpo de baile organizado.

Ao longo de sua história, a Estácio de Sá conquistou um título do Grupo Especial: Em 1992 com o lendário “Paulicéia Desvairada”. Atualmente a vermelha a branca desfila da Série Ouro, segunda divisão do carnaval carioca.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp