Fotógrafo do carnaval carioca participa de exposição do Arte Institute, nos EUA

Natural de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, o renomado fotógrafo Rafael Catarcione, conhecido por suas deslumbrantes imagens do Carnaval Carioca, tendo, inclusive, sido premiado como um dos melhores fotógrafos da maior festa popular do pais, levou sua arte além das fronteiras brasileiras. Rafael participa da nova exposição ARTE BOX, no aeroporto Washington Dulles, de Julho a Dezembro de 2023.

Apresentada pelo Arte Institute, organização sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, a exposição tem por objetivo à promoção da cultura contemporânea portuguesa e de artistas de língua portuguesa. Além do fotógrafo brasileiro, nesta segunda fase, o projeto conta com artistas de outros países, como o fotógrafo Martim Meirelles (luso-americano), a artista Patrícia Silva (luso-americana), a renomada fotógrafa portuguesa Rita Barros e ainda os artistas portugueses Cláudia Figueiredo e Pedro Cruz.

Devido ao sucesso da 1ª edição, decidimos alargar o convite a artistas de outros países para começarmos a dar visibilidade à arte contemporânea criada nos países pertencentes à comunidade lusófona. Começámos por convidar um artista brasileiro, Rafael Catarcione, que trouxe trabalhos alusivos ao Carnaval que consideramos ser um símbolo do ADN do Brasil e, neste caso específico, da cidade do Rio de Janeiro. Pretendemos exibir mais artistas brasileiros no aeroporto de Lisboa, onde também já temos exposições a decorrer desde Outubro de 2022”, conta a Diretora do Arte Institute, Ana Miranda.

Com seu olhar sensível e técnica apurada, Rafael Catarcione, de 44 anos, atualmente é fotógrafo da Prefeitura do Rio de Janeiro e fotógrafo do Circo Voador. Especializou-se no ramo de shows e espetáculos, já tendo fotografado inúmeros artistas nacionais e internacionais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp