Guilherme Alves – Da construção civil a um dos figurinistas mais disputado pelos famosos no carnaval

Cobiçado e disputado entre as mais famosas Rainhas de Baterias e Musas do carnaval, o estilista e figurinista Guilherme Alves, de 45 anos, completa 26 anos na profissão. Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Alves é oriundo da construção civil, onde exercia a função de pedreiro de obras.

Caçula de tres irmãos e filho de doméstica, Guilherme teve que encarar sol e chuva em construções e obras para contribuir nas necessidades da casa. O carnaval mudaria sua vida profissional, quando no final dos anos noventa, foi convidado para trabalhar no Barracão da Grande Rio, onde teve a oportunidade de aprender o manuseio de adereços, sob a supervisão do mestre Joãozinho Trinta.

Passados vários carnavais, Guilherme construiu uma carreira brilhante, se tornando referência em figurinos carnavalescos com estilo próprio. Carreira esta, que é coroada com a responsabilidade de ser o responsável por todos os figurinos usados pela atriz Viviane Araújo em mais de vinte carnavais, isso em qualquer agremiação que ela estiver. O trabalho em conjunto com a “Rainha das Rainhas” se iniciou de forma inesperada, como conta Guilherme, que tem a “Sherazade” de 2010 como uma de suas criações favoritas para a atriz.

A Rainha Persa, Sherazade, criada para o desfile do Salgueiro em 2010

Anos atrás Minha irmã participou do Concurso de Rainha do Carnaval do Rio, ficando entre as finalistas e precisava de uma Fantasia que me atrevi a fazer. A Viviane estava no Júri e chamou minha irmã perguntando quem havia feito a roupa, pois gostaria do Contato. Assim surgiu a parceria de anos”

Também teve seu trabalho destacado, em outros carnavais, através de fantasias usadas pelas cantoras Claudia Leite e Valesca Popozuda, a candidata a Rainha do Carnaval 2022, Elaine Ribeiro, a influencer Rafaella Santos, Irmã do jogador Neymar, as modelos Nicole Bahls, Duda Almeida e Renata Teruel, a atriz Carol Castro, as musas Ana Paula Evangelista, Shayene Cesário, Thatiana Pagung e Charlene Costa da Beija Flor, as Rainhas Egili Oliveira, da Vigário Geral e Bianca Monteiro, da Portela, entre outras.

Para o carnaval de 2023, além da fantasia da Rainha de bateria do Salgueiro e Mancha Verde, Viviane Araújo, Guilherme vai assinar, mais uma vez, a confecção dos figurinos da musa salgueirense Edcleia das Neves, Ketula Melo (Musa da Imperatriz Leopoldinense), Karina Costa que é atual Rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel, do Rei de bateria Juarez Souza, a fantasia da Musa Andrea Andrade (Vila Isabel), além de se aventurar nos imensos e luxuosos figuros do Primeiro Destaque de Luxo da Portela, Carlos Reis e da também Destaque de Luxo, Ludmila Aquino da Mangueira, entre outros trabalhos que lotaram a agenda do artista para 2023.

Atualmente o atelier comandado por Guilherme emprega doze funcionários e prestadores de serviço. Todos são amigos próximos, que executam as funções de bordadeiras, ferreiros, costureiras e serviós de transporte. Todos trabalham das seis horas da manhã até o inicio da tarde. Quando chegar mais póximo ao carnaval, a jornada pode ir até as dez horas da noite. No período pós carnaval, também tem produção no atelier de Guilherme Alves. O Figurinista trabalha com noivas, shows e festas em geral, atividades que concilia com o carnaval há pelo menos quinze anos.

Musa da Vila Isabel, Andrea Andrade usa Guilherme Alves

Consolidado como um dos grandes figurinistas do carnaval brasileiro na atualidade, ao ser perguntado sobre incidentes na concepção e realização das idéias fornecidas pelas escolas de samba para os figurinos, ele foi enfático em dizer que problemas podem acontecer.

Não sou perfeito! Erro também, pois já tive figurinos que gostaria de repetir para corrigir o que não saiu do meu jeito e poder ter executar de outra forma“, disse o atista tranquilo e confiante, sem citar exemplos.

Focado no trabalho que será mostrado no próximo carnaval, recentemente Guilherme comemorou que todas as vagas para suas prestações de serviços se esgotaram para o carnaval de 2023. Exemplo de sucesso absoluto!

Colaraborão Henrique Sathler

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp