Há dez anos o carnaval se despedia do lendário Mestre Sala Ronaldinho Teixeira

Em 12 de Abril de 2013, o mundo do samba perdia um de seus grandes nomes no quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira. O experiente Reinaldo Alves Teixeira, ou simplesmente Ronaldinho, perdia a batalha contra um câncer na garganta, aos 41 anos de idade.

Ronaldinho começou a dançar ainda criança, como mestre-sala na Inocentes do Jardim Metrópole, de São João do Meriti. Em 1985 defendeu o pavilhão do Império da Tijuca. Três anos depois, em 1988, foi contratado pelo Salgueiro, escola que marcou sua carreira. Na academia conquistou quatro Estandartes de Ouro, os vice campeonatos de 1991 e 2008 e o título do carnaval carioca de 2009.

Além de Império da Tijuca e Salgueiro, Ronaldinho bailou por outras agremiações: Unidos da Ponte, Acadêmicos do Grande Rio, Caprichosos de Pilares, Acadêmicos do Cubango,São Clemente (onde, em 1995, ganhou mais um Estandarte) e União da Ilha.

No carnaval de 2014, menos de um ano após sua morte, a Porto da Pedra fez um tributo aos mestres-salas e porta-bandeiras com o enredo”Majestades do samba, os defensores do meu pavilhão“. A ultima alegoria prestou uma homenagem ao mestre-sala, trazendo nomes consagrados no segmento como Chiquinho, Maria Helena e Babi.

Dançou ao lado de grandes nomes do quesito, como: Rita Freitas, Marcella Alves, Taninha, Gleice Simpatia. Seu ultimo desfile foi ao lado da Porta-Bandeira Verônica Lima, com quem dançou em 2012 na União da ilha do Governador.

Em 2013 Ronaldinho tinha acertado com Unidos do Viradouro, que desfilaria na Série A. Faltando um mês para o desfile, pediu dispensa alegando problemas de saúde. O Mestre Sala faleceu na tarde do dia 12 de abril daquele ano às 17 horas e 50 minutos. Foi enterrado na manhã do dia seguinte, no Cemitério de Vila Rosali, em São João de Meriti.

Com bailado único e carisma peculiar, Ronaldinho escreveu seu nome na história do carnaval, como um dos melhores Mestres-Salas da avenida.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp