Hoje é o dia do Palhaço – 10 de Dezembro

O palhaço da forma como o conhecemos na atualidade, ao que tudo indica, tem sua origem no distante ano de 1758, na Inglaterra, através de Philip Astley, oficial da cavalaria que organizava apresentações com homens em pé, no dorso do cavalo. Astley criou espetáculos em locais fechados e incluiu palhaços e equilibristas.

Palhaço Torresmo – Fonte: https://portaldepinhal.com.br/2021/04/um-dos-palhacos-mais-populares-do-brasil-o-pinhalense-torresmo-completaria-103-anos-neste-domingo/

Os palhaços se vestem de forma extravagante: calças largas, sapatos enormes, chapéus divertidos, cabeleiras coloridas, camisa ou paletó esquisito, e não podemos nos esquecer do nariz vermelho.

Muitos bravos brasileiros notabilizaram-se na arte do palhaço, marcando para sempre seu nome na história de nosso país.

O nosso país tem queridos e inesquecíveis palhaços como: Benjamim de Oliveira, Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca, Pimentinha, Torresmo, Pururuca, Picolino, entre outros.

“Como vai? Como vai? Como vai? Como vai? Como vai, vai, vai?”, “Eu vou bem, eu vou bem, eu vou bem! Muito bem, muito bem, bem, bem!”
Palhaço Arrelia

No carnaval brasileiro essa figura sempre foi por demais presente, por toda a alegria que sempre transmite e pelo colorido de sua figura sempre presente, além do fato de haverem nomes que ficaram para sempre marcados na história pelo conjunto de sua obra.

No último carnaval carioca o Acadêmicos do Salgueiro apresentou como enredo a história de um desses personagens circenses, Benjamim de Oliveira, através do enredo O Rei negro do picadeiro”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza.

Acadêmicos do Salgueiro 2020 – Fonte: https://www.carnavalesco.com.br/componentes-do-salgueiro-falam-sobre-o-orgulho-de-representar-na-avenida-milhoes-de-benjamins/

Já no carnaval carioca de 2016, foi a vez da Sapucaí aplaudir a homenagem da Unidos do Porto da Pedra ao palhaço Carequinha, através do enredo “Palhaço Carequinha: paixão e orgulho de São Gonçalo! Tá certo ou não tá?” do carnavalesco Jaime Cezário, tendo a agremiação sido premiada com a quinta colocação, desfilando pela segunda divisão do carnaval do Rio.

Unidos do Porto da Pedra 2016 – Fonte: http://www.carnavalize.com/2018/07/5x-porto-da-pedra-grandes-carnavais-do.html

“Tá certo ou não tá?” Palhaço Carequinha

A campeoníssima carnavalesca Rosa Magalhães, no carnaval de 2016 também, apresentou pela São Clemente o enredo “Mais de mil palhaços no salão”, tendo a escola conquistado nesse ano a nona colocação.

São Clemente 2016 – Fonte: https://fotospublicas.com/carnaval-2016-rio-grupo-especial-sao-clemente/

Além dos desfiles onde a figura do palhaço veio como figura principal, também aconteceram desfiles com a temática circense, onde é claro a figura e o colorido do palhaço foi muito destacada por sua alegria e colorido, assim como ocorreu no desfile da Portela do carnaval carioca de 1980, quando o carnavalesco Viriato Ferreira levou a escola ao campeonato com o enredo “Hoje tem marmelada”.

Por todo o Brasil a figura do palhaço é muito presente nos desfiles carnavalescos, sejam desfiles de escolas de samba e também blocos, trios elétricos e muitas outras manifestações que acontecem de norte a sul do nosso país.

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp