Após um hiato de dois anos, em consequência da pandemia, o Carnaval de Notting Hill retornou à capital do Reino Unido nesta ultima semana de Agosto. Realizado desde 1966, o festival londrino, que celebra a comunidade caribenha, se tornou o maior carnaval de rua da Europa, atraindo centenas de milhares de pessoas para Londres.
A festa começou no sábado (27/08) e terminou nesta segunda (29/08), feriado na cidade, onde mais de 80 grupos, cerca de 50.000 artistas, passeiam pelas ruas no desfile principal.
O Brasil em Notting Hill 2022
A primeira escola de samba do Reino Unido foi fundada por um grupo de músicos profissionais da África do Sul, Brasil e outros países da América Latina.
Em 2018, os organizadores do Carnaval de Notting Hill renomearam a “categoria samba”, que foi apropriadamente intitulada “Bandas Brasileiras” como uma das categorias do Festival. Hoje, as Bandas Brasileiras representam a riqueza cultural do país: desde as duas escolas de samba, London School of Samba e Paraiso School of Samba, ambas com participação de artistas e profissionais do carnaval carioca.
Este ano, o cantor e compositor Carlinhos Brown também esteve presente e lançou um trio elétrico para tocar no carnaval de Notting Hill.