Mano Elói: Um Pioneiro do Samba e Símbolo da Resistência Negra

Em 2 de maio de 1888, nascia em Resende, Rio de Janeiro, Elói Antero Dias, figura lendária conhecida como Mano Elói. Mais do que um sambista talentoso, foi um pioneiro das escolas de samba, um líder comunitário engajado e um símbolo da luta e resistência dos negros brasileiros.

Filho de migrantes do Vale do Paraíba, desde cedo vivenciou as duras realidades da vida no Rio de Janeiro. Trabalhou como estivador no cais do porto, onde se juntou à luta dos negros portuários por melhores condições de trabalho e dignidade. Sua vivência no cais o conectou com as raízes afro-brasileiras e o ritmo contagiante do samba, que se tornaria a paixão de sua vida.

Na década de 1930, Mano Eloy fundou a escola de samba Deixa Malhar, no bairro da Tijuca, extinta nove anos depois. A partir daí, se consolidou como um dos grandes nomes do samba, participando ativamente da fundação das primeiras escolas de samba, entre elas o Império Serrano, agremiação que o acompanhou até o fim de sua vida.

Além de sua paixão pelo samba, Mano Elói era um líder comunitário engajado na luta por justiça social e igualdade racial. Foi babalorixá, jongueiro e, em 1936, recebeu o título de “Cidadão Samba” em um concurso que reconhecia sua importância para a cultura popular brasileira.

Mano Elói faleceu em 10 de março de 1971, aos 82 anos. Em sua homenagem, a quadra da Império Serrano recebeu seu nome de batismo: “Elói Antero Dias“.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp