Mato Grosso do Sul – Conheça o carnaval de Corumbá, a Capital da Folia Pantaneira

Corumbá, às margens do rio Paraguai na divisa Brasil-Bolívia, é a maior cidade do Pantanal brasileiro e a quarta maior do Mato Grosso do Sul. Com aproximadamente 110 mil habitantes, a “Cidade Branca” ostenta o título de capital do Carnaval do Centro-Oeste.

Tradição carnavalesca:

  • Influenciada por militares da Marinha carioca, Corumbá possui um carnaval rico em tradição, com desfiles de escolas de samba, blocos de rua, cordões, trios elétricos, concursos de fantasias e marchinhas, e bailes carnavalescos, desde o final do século XIX.
  • Em 1946, a escola “Deixa Falar” foi fundada, inspirando a criação de outras agremiações nas décadas de 1950 e 1960.
  • Na década de 1970, o carnaval foi interrompido devido a enchentes no Pantanal e prejuízos na pecuária, principal atividade econômica da cidade.
  • Nos anos 1980, os desfiles foram retomados, culminando em 1985 com Corumbá ostentando o título de quarto maior carnaval do Brasil, com 2500 desfilantes por escola de samba. Império do Morro, Unidos da Vila Mamona, Mocidade Independente da Nova Corumbá e A Pesada são as agremiações com mais vitórias.

Carnaval de 2024

Neste ano, 11 blocos carnavalescos e 10 escolas de samba, organizadas pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), desfilaram na Passarela “montada” com capacidade para receber mais de 30 mil pessoas por noite.

Com 158,9 pontos, a Império do Morro foi a escola de samba campeã deste ano. A Verde Rosa terminou a apuração apenas 1 décimo na frente da Major Gama, segunda colocada. Com 158,4 pontos, A Pesada ficou com a terceira colocação. Com 79,7 pontos de 80 possíveis, o Nação Zumbi conquistou o título da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá.

Curiosidade: a concentração das escolas e blocos ocorrem em uma inclinada de paralelepípedo, onde está um módulo de julgadores para avaliar os sambistas “descerem” para a avenida General Rondon.

Fotos: Gisele Ribeiro-Renê Marcio Carneiro/PMC

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp