Na década de 1980, um grupo de amigos que se reuniam no Largo São Rafael, no bairro da Mooca, para confraternizações nos finais de semana com samba de primeira qualidade, regado a muita cerveja. A partir desses encontros semanais, nascer o bloco Solta Franga, que desfilava pelas ruas da Mooca durante o carnaval e participava das festas locais durante todo ano, se tornando um dos símbolos do bairro.
Devido ao sucesso das apresentações e o crescimento do bloco, em 18 de março de 1987 foi fundado o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Unida da Mooca – MUM, com o propósito de representar o bairro da Mooca, um dos mais tradicionais de São Paulo, e seus descendentes da colônia italiana, na maior festa popular do mundo, que é o carnaval brasileiro.
Em 1988, a MUM realizou seu primeiro desfile, sob a gestão presidente Roberto Falanga, onde sagrou-se vitoriosa. A Diretoria contava com o apoio de varias personalidades do samba, na época entre eles, Armando da Mangueira, um dos compositores e cantores mais famosos do samba paulistano.
Após um período turbulento nas história da MUM, Rafael Falange, filho do primeiro presidente da entidade, assume a direção da MUM, já conquistando o vice-campeonato do Grupo 3 da UESP, em 2009, com 175,25 pontos, garantindo o direito de desfilar no Grupo 2, no ano seguinte, quando conquistou outro vice-campeonato sendo promovida ao Grupo 1.
Durante os carnavais de 2014 e 2016, a MUM passou por uma sequência de rebaixamentos e acessos entre os grupos 2 e 1, sendo que no carnaval 2016 conquistou o título do grupo 2, voltado assim para o grupo 1 no carnaval de 2017, quando exaltou a história do circo, com o enredo Sob Um Céu de Lona, Um Chão de Estrelas, conquistando o vice-campeonato e se consolidando de vez no Grupo 1.
Em 2018, a escola conquistou o título do grupo de Acesso 2 com o enredo “A Santíssima Trindade de Oyó”, conseguindo uma inédita vaga no grupo de Acesso do carnaval paulistano em 2019.