O dia 11 de abril é considerado o Dia da Escola de Samba

Além de aniversário da Portela, o dia 11 de abril também é considerado o Dia da Escola de Samba. A data foi escolhida justamente por remeter ao dia da fundação do bloco carnavalesco “Ouro sobre azul”, criado, em 1923, por Paulo da Portela.

Histórico

Na última década do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro, capital da recém-nascida República brasileira, tinha uma população de pessoas das quais metade era constituída de migrantes, a grande maioria vinda da Bahia, dentre negros, escravos libertos e alforriados.

Esse grande contingente de negros que se fixaram entre o Morro da Conceição, Praça Onze, a Cidade Nova e a Zona Portuária da cidade, perímetro esse que ficou conhecido como Pequena África, trouxe consigo elementos de sua cultura. Dos batuques realizados nas casas das Tias originou-se o samba.

Nos primeiros anos da década de 1920, as escolas de samba não existiam como movimento carnavalesco. Na época o que dominava a folia eram os ranchos e dos blocos carnavalescos. No final dos anos 20, a chamada Turma do Estácio modernizou o samba urbano carioca ao imprimir um ritmo mais cadenciado, fundando o embrião do que conhecemos como escola de samba, a “Deixa Falar”.

Esta primeira geração de sambistas ensinavam e difundiam o ritmo promovendo visitas a outros redutos como o Morro da Mangueira e o bairro de Oswaldo Cruz, que empolgados com a novidade também criaram suas próprias agremiações. O primeiro concurso oficial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, foi realizado em 1932 pelo jornal Mundo Esportivo e vencido pela Estação Primeira de Mangueira.

Nos anos 1930 os sambas dos desfiles das escolas passaram a ser constituídos por um enredo, quando o regime de Getúlio Vargas assumiu a organização dos desfiles e obrigou que os sambas-enredo tratassem da história oficial do Brasil.

Com o passar das décadas os temas debatidos pelas escolas de samba se diversificaram, abordando questões de cunho social e cultural. Hoje verdadeiras potências, as escolas de samba espalharam-se por todo o país, transformando-o em um grande negócio com forte impacto turístico, cultural e midiático.

Fonte: MIS – Museu da Imagem e Som

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp