Rio e São Paulo adiam desfiles das escolas de samba para feriado de Tiradentes em Abril

Os prefeitos de São PauloRicardo Nunes, e do Rio de janeiro, Eduardo Paes  anunciaram em conjunto na noite desta sexta-feira (21) que o desfile das escolas de samba das duas cidades foi adiado de fevereiro para o feriado prolongado de Tiradentes, que começa em 21 de abril.

A decisão foi divulgada após reunião virtual em que os dois prefeitos discutiram o avanço acelerado da variante ômicron do coronavírus nas cidades. Também participaram do encontro o secretário da Saúde carioca, Daniel Soranz, e o secretário da Saúde paulistano, Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambos os municípios. A decisão foi tomada devido ao avanço da variante ômicron da Covid-19. O prefeito também disse que a questão do carnaval de rua, que havia sido cancelado, ainda vai ser analisada, já que ele tem características diferentes dos desfiles do sambódromo.

Orientados pelos secretários de saúde, otimistas que estão com a evolução dessa cepa nova da pandemia , acompanhando o resto do mundo de diminuição, entendemos que é prudente adiarmos para o feriado de Tiradentes em abril. Estamos confirmando a realização do carnaval em abril…decidimos adiar pro feriado do 21 de abril, tanto do Rio quando em São Paulo”, disse Eduardo Paes.

Assim ficam as novas datas dos desfiles no Rio

  • Quarta-feira (20/04) – Primeiro dia da Série A
  • Quinta-feira (21/04)- Segundo dia da Série A
  • Sexta-feira (22/04)- Primeiro dia do grupo especial
  • Sábado (23/04) – Segundo dia do grupo especial
  • Domingo (24/04) – Desfile das Crianças
  • Terça (26/04) – Apuração
  • Sábado (30/04) – Desfile das Campeãs

A Liga esclareceu que, mesmo na ocasião, seguirá todas as recomendações dos órgãos competentes e protocolos vigentes, garantindo assim, que os desfiles do Sambódromo aconteçam de forma segura, sem deixar de perder o brilho e a alegria contagiante que tanto o caracterizam. A ordem dos desfiles e horários seguem mantidos e todos os ingressos adquiridos passam a valer automaticamente para as novas datas. A LIESA disponibilizará ainda um canal direto para esclarecer dúvidas e orientar sobre a compra de ingressos.

As 12 escolas do Grupo Especial já planejaram seus desfiles e seguem trabalhando na Cidade do Samba.

COVID-19

Houve mudança no cenário epidemiológico da COVID-19 provocada pela introdução e rápida disseminação da variante de preocupação (VOC) omicron nas duas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, caracterizada pelo significativo aumento de casos de síndromes respiratórias por Covid-19 a partir da penúltima semana epidemiológica de 2021 (SE 51/2021).

Na semana 51/2021 foram confirmados 9.476 casos de Covid em São Paulo e 1.113 casos no Rio de Janeiro; na semana 52 foram 18.513 casos confirmados em São Paulo e no Rio, 9.752; na semana 01/2022 40.979 casos em São Paulo e 50.857 no Rio, caracterizando crescimento intenso na curva de casos confirmados. A partir da semana 51/2021 também ocorreu aumento das internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ressaltando em especial um maior risco em não vacinados e/ou pessoas com esquema vacinal incompleto.

NOTA CONJUNTA DAS DUAS PREFEITURAS

As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp