RJ – 46 anos da Unidos do Porto da Pedra: O Tigre de São Gonçalo tem história no carnaval carioca

Fundada em 8 de março de 1978, a Unidos do Porto da Pedra ostenta uma trajetória de 30 carnavais no Rio de Janeiro, dos quais 16 foram no Grupo Especial, consolidando-se como uma força no cenário do carnaval carioca.

Ascensão meteórica e destaques:

Na década de 90, a Porto da Pedra ascendeu de forma meteórica, conquistando o título da Série A em 1995 e estreando no Grupo Especial no ano seguinte. Em 1996, a escola obteve um honroso quinto lugar, desfilando no Desfile das Campeãs com um enredo sobre a loucura do carnavalesco Mauro Quintaes, que encantou o público.

Entre seus destaques no Grupo Especial, vale mencionar o sétimo lugar em 2005 com a reedição do enredo “Festa Profana” da União da Ilha, sob a direção do carnavalesco Alexandre Louzada. A releitura inovadora e vibrante conquistou a crítica e o público.

Homenagens marcantes:

Em 2016, a escola prestou uma justa homenagem ao centenário do Palhaço Carequinha, com um desfile alegre e contagiante que lhe rendeu a quinta colocação no Grupo de Acesso. A emoção e a irreverência do enredo marcaram o carnaval daquele ano.

Em 2022, a Porto da Pedra emocionou o público com um tributo à Mãe Stella de Oxóssi, uma figura importante da comunidade afro-brasileira. A homenagem, repleta de simbolismo e força, rendeu à escola o vice-campeonato da Série Ouro, confirmando seu compromisso com a cultura e a tradição.

Figuras que marcaram época:

Diversos nomes importantes do carnaval tiveram papeis importantes na trajetória da escola como Paulo Menezes, Max Lopes, Mário Borriello, Milton Cunha, Alexandre Louzada, Cahê Rodrigues e Wantuir.

A escola também teve a honra de ter rainhas e musas que marcaram época, como Ellen Roche, Cláudia Mauro, Valesca Popozuda, Angela Bismarchi, Solange Gomes, Kétula Mello e Tati Minerato.

Retorno à elite e enredo recente:

Em 2023, a escola fez uma apresentação elogiada e foi consagrada campeã da Série Ouro, conquistando seu retorno à elite do carnaval carioca após 12 anos. A emoção da vitória e a vibração da comunidade marcaram um momento histórico para a Porto da Pedra.

No carnaval de 2024, a escola brindou seu retorno ao Grupo Especial com o enredo “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular“, que abordou a sabedoria ancestral presente nos ciclos da lua e na cultura popular.

Apesar o rebaixamento no carnaval deste ano, a escola segue escrevendo sua história com a certeza de que o futuro reserva conquistas e alegrias para sua poderosa comunidade.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp