Após a apuração do carnaval carioca em 2020, muitos especialistas diziam que tanto a campeã Unidos do Viradouro quanto a vice Acadêmicos do Grande Rio poderiam ter levantado o troféu de campeã do ultimo carnaval. Ambas terminaram a apuração empatadas com 269.6 pontos. O quesito Evolução foi utilizado como desempate, dando o titulo à escola de Niterói.
As duas Escolas de Samba citadas são oriundas de cidades da Baixada Fluminense e começaram a fazer história no Carnaval do Rio de Janeiro no mesmo ano, em 1989. Desde o primeiro encontro, o destino fez com que a Viradouro cruzasse o caminho da tricolor de Caxias algumas vezes, levando vantagem na maioria delas.
Fundada em 1946, a Unidos do Viradouro decidiu deixar de disputar o carnaval de Niterói (após dezoito campeonatos na Cidade Sorriso) em 1986. Fazendo bons desfiles nos grupos inferiores, chegou ao grupo de Acesso III em 1989. Neste ano a Grande Rio fazia sua estreia como convidada no mesmo grupo.
Neste carnaval, de 1989, tivemos o primeiro embate entre duas escolas desconhecidas do grande publico do Carnaval Carioca. A Viradouro venceu aquele campeonato, da terceira divisão, com o enredo “Mercadores e mascates”, deixando a escola de Caxias com quatro pontos atrás e o vice campeonato. O resultado levou ambas ao Grupo A (segunda divisão) pela primeira vez.
Chega o Carnaval de 1990 e mais uma vez a Viradouro, reforçada do carnavalesco Max Lopes, conquista o campeonato da série A, deixando a Grande Rio em segundo Lugar. Ambas estavam credenciadas a estrear no Grupo Especial no ano seguinte.
No Grupo de elite, em 1991, a Viradouro faz um desfile arrebatador com o enredo “Bravo! Bravíssimo! – Dercy Gonçalves, o retrato de um povo” , a escola alcançou a sétima colocação no Grupo Especial. A Grande Rio, mesmo com o bom samba enredo “Antes, durante e depois, o despertar do homem“, amarga a ultima colocação do ano, sendo rebaixada.
Após um ótimo desfile no grupo de acesso, em 1992, a Grande Rio retorna ao Grupo Especial em 1993, reencontra a Unidos do Viradouro em grande fase e desfilam juntas no Grupo por mais dezenove anos. Neste período a Unidos do Viradouro conquistou um campeonato na elite do carnaval carioca (1997), ficando a frente da rival em 11 ocasiões. Em 2010 vem uma nova fase. A Viradouro sofre um rebaixamento e a Grande Rio fatura o vice campeonato no mesmo ano.
A fase ruim da Unidos da Viradouro durou até 2019. Neste ano a escola de Niterói retornou ao Grupo Especial após período de crise que durou quase uma década. Por ironia do Destino, neste mesmo ano, a Grande Rio vinha de um rebaixamento que terminou com virada de mesa. A vermelho e branco, de volta a elite, fatura de cara o vice campeonato enquanto a tricolor caxiense faz um desfile decepcionante.
No pré carnaval de 2020 as apostas de especialistas colocavam as duas no topo da classificação. Restava a duvida se o novo embate teria um desfecho diferente do que a história contava. Não deu outra, Viradouro e Grande Rio fizeram desfiles históricos no ultimo carnaval da Marques de Sapucaí.
Até o carnaval passado, o Acadêmicos do Grande Rio tinha cinco vice campeonatos na sua história. Veio a apuração das notas de 2020. A evolução problemática tirou o campeonato da tricolor e, para não ser diferente, o titulo ficou com a Unidos do Viradouro, que emplacou o sexto titulo na sua história no carnaval do Rio (três no acesso e dois no Especial), três deles em cima do Acadêmicos do Grande Rio.
Com grandes enredos para o próximo carnaval, só nos resta torcer para mais um espetáculo de ambas agremiações. Será que o povo de Caxias vai aceitar que a história se repita mais uma vez? No sorteio dos próximos desfiles, a tricolor de Caxias supostamente saiu na frente. No embate direto com sua algoz, a Grande Rio vai desfilar na cobiçada Segunda feira. O que não preocupa a comunidade de Niterói, a Unidos do Viradouro é a atual campeã justamente desfilando no Domingo.