RJ – A.R.E.S. Vizinha Faladeira e Ação da Cidadania abrem vagas para estágio remunerado na websérie que conta a história da agremiação

O Ação da Cidadania, através do seu Cineclube em Ação, e em parceria com a escola de samba Vizinha Faladeira, entram em fase de execução da segunda temporada da série online “Conversas com a Vizinha Faladeira”, abrindo 16 vagas para jovens a partir dos 18 anos, com ou sem experiência no cinema, e que tenham a vontade de aprender mais sobre o setor, onde, integrarão a equipe técnica de gravações com estágio remunerado. Em sua segunda temporada, alunos terão aulas de teoria e práticas do universo audiovisual durante o processo de gravação do produto

Com direção de Bia Marques, a série tem como ideal preservar e cultivar a cultura do samba na cidade do Rio de Janeiro, levando para todos os cantos do país a afirmação deste segmento. “A história da Pequena África carioca sempre me fascinou. “Em novembro de 2015 comecei a dar um curso de audiovisual na Ação da Cidadania que previa a realização de um documentário. O carnaval foi um dos temas propostos aos alunos. Foi uma escolha natural, uma vez que o carnaval é um tema que mobiliza toda a região. Chegamos na Vizinha Faladeira através do curta O PORTO AINDA SAMBA e aí nasceu o Conversas com a Vizinha Faladeira, tendo por objetivo a preservação da memória viva dos protagonistas de nossas tradições e cultura: compositores, instrumentistas, baianas, costureiras, contrarregras e todos os integrantes da escola.” Comentou a diretora.

Acervo Cineclube em Ação

David dos Santos, presidente administrativo da escola, vê como um presente não só para a memória da agremiação, mas, também, do samba em geral: “Em 2020, quando chegou a proposta da gravação para mim, eu não pensei duas vezes em aceitar e assinar os termos. Vizinha é a primeira escola de samba do país, ela nasce com a primeira favela do Brasil (Providência) e toda a história do samba tá aqui região portuária. Com a Vizinha vem a tia Ciata, Dodô da Portela, a própria Portela e Estácio e muitas heranças, então essa série é uma manutenção para não deixar o samba em todos os sentidos morrer”, afirmou.

Acervo Cineclube em Ação

Os interessados em concorrer gratuitamente a uma das dezesseis vagas no projeto que tem recursos do fomento cultural e municipal “FOCA 2022”, executivo da cidade, deverão submeterem a inscrição online (https://forms.gle/PPo5p8QghCBPxfnK8) até às 22h do próximo domingo (21). Nesta fase, os temas relacionados e abordados no roteiro da Vizinha Faladeira serão as histórias dos compositores Neném e Pintado, autores dos três primeiros sambas-enredo na retomada da tricolor do Santo Cristo nos anos 90, após mais de 40 anos sem desfilar. As aulas acontecerão entre os meses de junho e julho na sede do programa Ação da Cidadania, bairro da Gamboa, região central carioca. O projeto espera receber alunos curiosos em aprender: “Infelizmente por enquanto nosso projeto não possui estrutura para abarcar menores de idade, por isso as vagas são para os maiores. O importante é que sejam pessoas curiosas e interessadas no aprendizado, não sendo necessário residir nas proximidades do Centro. Será um prazer receber os vizinhos e a comunidade da escola.” Finalizou, Bia Marques.

A primeira temporada da série já se encontra disponível na plataforma de streaming YouTube. Basta acessar o link disponível para assistir o “Conversas” e “O Porto ainda samba” (https://www.youtube.com/@cineclubeemacao).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp