Acadêmicos de Vigário Geral, aproveitou a noite desta sexta-feira para divulgar seu enredo para 2021, quando estará no grupo de acesso carioca com a intenção de chegar ao grupo especial no carnaval de 2022.
O trio de carnavalescos da agremiação formado por Alexandre Costa, Lino Sales e Marcus do Val desenvolverá o enredo “Pequena África: Da Escravidão ao Pertencimento – Camadas de Memórias entre o Mar e o Morro”.
A Pequena África é o lar histórico da comunidade afro-brasileira na região portuária do Rio de Janeiro. A região ficou conhecida como Pequena África depois que o comércio de escravos se tornou ilegal no Brasil em 1831 (ainda que a abolição da escravatura só viesse a acontecer 50 anos depois). Entre 1850 e 1920, escravos libertos permaneceram trabalhando na região. Negros e africanos libertos da Bahia ou do interior viajaram para a Pequena África a procura de trabalho e de um senso de comunidade. A Pequena África frequentemente acolheu negros de todo o país, onde se ergueram casas, locais de convívio cotidiano e centros religiosos.
No carnaval passado a escola ficou com a décima primeira colocação no grupo de acesso carioca com o enredo “O Conto do Vigário”.
Por Sidnei Louro Jorge Júnior