Mesmo que nunca tenha vencido desfilando no grupo principal das escolas de samba do Rio de Janeiro, a Acadêmicos do Grande Rio apresentou na pista da Marquês de Sapucaí grandes desfiles desde o ano de 1989, quando pela primeira vez pôs um enredo para desfilar no carnaval carioca.
Com quatro vice campeonatos no grupo de elite do carnaval carioca, no último carnaval de 2020 a agremiação sediada na cidade de Duque de Caxias levou para a Sapucaí o enredo narrando a história de Joãozinho da Gomeia, um dos mais famosos líderes religiosos do Brasil, sob o título de “Tatalondirá, o canto do caboclo no quilombo de Caxias”.
Com esse desfile da escola caxiense, acabou vencendo o Estandarte de Ouro nas categorias de melhor escola e melhor samba enredo, num desfile desenvolvido pela dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, em sua estreia no grupo principal do carnaval carioca.
O samba enredo da Grande Rio de 2020 foi de autoria dos compositores Derê, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro e Toni Vietnã.
Desde o carnaval de 1993 a Grande Rio desfila no grupo principal da folia carioca de forma ininterrupta, mesmo que no carnaval de 2018, quando apresentou o enredo “Vai para o trono ou não vai?”, só não tenha sido rebaixada para o grupo de acesso em função de uma virada de mesa que aconteceu chancelada pela LIESA.
Em função de um incêndio que atingiu alguns barracões de escolas de samba na Cidade do Samba, tendo o barracão da Grande Rio sofrido sérios prejuízos, no carnaval de 2011 a agremiação caxiense acabou não sendo julgada, quando apresentou o enredo “Y-Jurerê Mirim – A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)”, desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues.
Outro carnaval que trás muitas saudades ao torcedor da Grande Rio é o do ano de 2010, quando Cahê Rodrigues desenvolveu o enredo “Das arquibancadas ao camarote número 1, um grande rio de emoção, na apoteose do seu coração”, que deu à escola de Caxias o vice campeonato daquele ano.
O carnavalesco Roberto Szaniecki deu à agremiação dois vice campeonatos, nos anos de 2006 e 2007, com apresentações grandiosas na apresentação dos enredos “Amazonas, o Eldorado é aqui” e “Duque de Caxias, o caminho do progresso, o retrato do Brasil”.
O desfile da Acadêmicos do Grande Rio no carnaval de 1992, desfilando ainda no grupo de acesso carioca, também é inesquecível para o torcedor da escola de Caxias, primeiro pelo fato da escola ter sido a grande campeã e com esta colocação ter ido desfilar no grupo principal do carnaval carioca e também pelo samba enredo de autoria do grupo de compositores formado por G. Martins, Adão Conceição, Barbeirinho e Queiroz, samba esse composto para a apresentação do enredo “Águas claras para um rei negro”.
Grandes carnavalescos passaram pela Grande Rio nesses muitos carnavais, realizando grandes desfiles, além dos citados acima, podemos ainda destacar as figuras de Wany Araújo, Lucas Pinto, Alexandre Louzada, Max Lopes, Joãosinho Trinta, Renato Lage, Márcia Lage e Fábio Ricardo.
Outro desfile da Grande Rio que movimentou a mídia desde a fase do pré carnaval foi aquele realizado no ano de 2017, com o enredo “Ivete do rio ao Rio!” do carnavalesco Fábio Ricardo, enredo este em homenagem à cantora Ivete Sangalo, que deu a escola uma quinta colocação.
Para seu próximo desfile no sambódromo carioca a escola promete a apresentação do enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, da dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora em seu segundo ano na agremiação.
PARABÉNS ACADÊMICOS DO GRANDE RIO…
PARABÉNS POVO DE DUQUE DE CAXIAS…
Por Sidnei Louro Jorge Júnior