RJ – Ana Botafogo assume a coreografia do primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Imperatriz Leopoldinense

Atual campeã do carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense ganha mais um reforço no time que vai em busca de manter o título da escola em 2024. Ícone da dança nacional, a bailarina Ana Botafogo assume o comando da direção artística do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Phelipe Lemos e Rafaela Theodoro.

Por sua técnica e versatilidade, Ana Botafogo é considerada uma das mais importantes bailarinas do país. No posto de Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro ganhou reconhecimento no exterior por apresentações em 33 cidades de 12 países tendo dançado com os mais importantes nomes do cenário mundial, durante toda sua trajetória como bailarina.

Na Sapucaí, fez história ao sambar nas pontas dos pés em plena avenida nos carnavais de 1991, com a União da Ilha, e 2006, em desfile com a Mocidade Independente de Padre Miguel.

Muito feliz com essa oportunidade. Fui muito bem recebida pelo Phelipe e pela Rafaela. É um desafio e uma alegria enorme poder trabalhar com esses grandes profissionais”, disse a bailarina esteve no barracão da escola nesta quinta, na Cidade do Samba, para acompanhar o primeiro treino dos dançarinos.

Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro,
o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil), Medalha Pedro Ernesto e em 2021 tornou-se membro da Academia Brasileira de Cultura, ocupando a cadeira 44. Atualmente faz parte do júri do quadro “Dança dos Famosos” no programa Domingão do Huck, da Rede Globo de Televisão. 

No próximo carnaval, a Imperatriz Leopoldinense levará à Sapucaí um enredo sobre testamento de cigana escrito há mais de 100 anos. “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda“, é mais um enredo autoral do carnavalesco Leandro Vieira.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp