Revelados os resultados e justificativas das notas do Grupo Especial, as agremiações decidiram fazer os reajustes que consideraram necessários para reorganizarem os seus elencos. Os trabalhos para o Carnaval 2024 já começaram e a Portela busca reverter o desempenho ruim no ano de seu centenário, quando obteve a décima colocação.
Em 2023, a Portela ficou próxima ao rebaixamento, sendo esta a segunda pior colocação em sua história.
Impactados pelos problemas que ocorreram na pista, como quebra de alegorias, a Harmonia e a Evolução foram quesitos onde a Portela perdeu perdeu preciosos pontos. Para resolver a questão a escola de Madureira contratou o Diretor de Carnaval Júnior Schall, que já esteve na agremiação nos anos de 2018 e 2019.
O novo diretor possui vasta experiência, passando por importantes agremiações como Salgueiro, União da Ilha do Governador, Império Serrano, Porto da Pedra, Vila Isabel, Viradouro, Mangueira, Tuiuti e Imperatriz Leopoldinense. Em São Paulo atuou na Dragões da Real, Vai-Vai e Nenê de Vila Matilde.
Após três carnavais com a dupla de carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage, a Águia de Madureira dispensou os artistas e aposta no talento de outra dupla para o próximo desfile: Antonio Gonzaga e André Rodrigues. Gonzaga estreou no último carnaval assinando o enredo do Arranco na Série Ouro, enquanto André atuou pela Beija-Flor em 2022 e 2023.
Outra novidade é a contratação da porta-bandeira Squel Jorgea, que assume o pavilhão azul e branco após a saída de Lucinha Nobre. Com passagens pela Grande Rio, Mocidade e Mangueira, onde foi campeã em 2016 e 2019, Squel retorna ao carnaval após uma pausa na carreira.
A porta-bandeira irá dançar com Marlon Lamar, que está na Portela desde 2018 e teve seu contrato renovado.
Desde 2016 no comando da bateria “Tabajara do Samba“, Mestre Nilo Sérgio também renovou. Com ótimo desempenho nos últimos anos, em 2023 os ritmistas da Portela receberam três notas máximas e um 9.9 (descartado).
O intérprete Gilsinho Conceição também segue na agremiação. O cantor, que teve sua primeira passagem pela escola de 2006 até 2013, retornou em 2016 e vai para mais uma temporada comando o carro de som da Portela. Apesar dos problemas de harmonia, o desempenho do artista durante o desfile de 2023 foi muito elogiado por manter o rendimento do samba até o final.
Responsáveis pelo quesito comissão de Frente em 2017, ano do último campeonato da Portela, e nos anos de 2022 e 2023, Leonardo Senna e Kelly Siqueira, seguem na escola para o projeto de 2024. Quebrando um tabu de anos, a dupla alcançou as notas máximas necessárias para gabaritar o quesito no desfile de 2023.
O grupo de bailarinos coreografado pela dupla apresentou os fundadores da Portela em momentos de inspiração para desenvolver os símbolos da escola centenária.
Considerando as reformulações já iniciadas pela escola, no ultimo dia 02/03, a diretoria da Portela se reuniu com representantes das torcidas e de alas de comunidade para rever os erros cometidos no projeto do último desfile e coletar sugestões para aprimorar os processos para o carnaval de 2024. No dia 01 de Abril, a escola realiza sua tradicional feijoada para apresentação da nova equipe de carnaval e dá o pontapé inicial para a pré temporada do próximo carnaval.
No alto de seus 100 anos e o posto de maior campeã do carnaval do Rio de Janeiro (com 22 títulos, incluindo um heptacampeonato e um tetracampeonato, respectivamente entre 1941-1947 e 1957-1960), todo esforço dos amantes da escola é para manter status daquela que é considerada “A Majestade do Samba“.