Apaixonado por carnaval, o ator Milton Gonçalves marcará presença no desfile do Acadêmicos do Salgueiro em 2020.
Ligado ao movimento negro, o ator que esteve nos históricos desfiles da Mangueira e Vila Isabel em 88, onde a temática era o negro, além da homenagem recente feita a atriz Ruth de Souza na Santa Cruz, não poderia estar de fora da bela lembrança que a Academia prepara ao contar a história do primeiro palhaço negro do Brasil, Benjamin de Oliveira.
Com mais de de 50 anos de carreira e militante na luta pelo espaço do artista negro na cultura brasileira, Milton Gonçalves, virá na ultima alegoria da escola, junto a outros artistas que tiveram Benjamin como referencia no mundo das artes cênicas.
Benjamin, que aos 12 anos fugiu de casa com a trupe “Sotero”, idealizou o primeiro circo-teatro do Brasil e dirigiu diversas peças de sucesso. falecendo em 1954 no Rio de Janeiro, cidade onde encerrou sua carreira. A escola aposta em trazer a trajetória deste artista no desfile que marcará seus 150 anos.
Prometendo emocionar, em 2020 o Acadêmicos do Salgueiro será a terceira escola a desfilar no dia 24 de fevereiro (segunda-feira), apresentando o enredo “O Rei Negro do Picadeiro”, uma homenagem idealizada pelo carnavalesco Alex de Souza, que está em grande fase, no seu terceiro carnaval na vermelha e branca.
Por Waldir Tavares