Nesta quarta feira (04/05), a Liga Livres realizou a apuração dos Grupos B e C sob sua responbilidade. Desfilando na estrada Intendente Magalhaes, o Academicos do Engenho da Rainha e Boi da Ilha do Governador venceram os seus respectivos grupos.
Com o enredo “Punga, Crioula!“, o Engenho da Rainha contou a origem do Tambor de Crioula, dança que possui influencia no carnaval e frequente forte durante as festas juninas. A escola agora vai tentar seu acesso a Série Ouro, onde a Liga RJ só aceita escolas oriundas da Superliga Carnavalesca, que já definiu o Arranco do Engenho de Dentro e União de Jacarepaguá como suas novas filiadas. O caso deve ser decidido judicialmente.
O tradicional Boi da Ilha do Governador venceu o Grupo C da Liga Livres. A escola que após ser rebaixada da série E em 2017, ficou suspensa por 2 anos, não desfilando de 2018 a 2020, voltou com força total ao grupo B da Liga Livres. Em 2022, o Boi levou para avenida o enredo “Ito… Nas asas do amor, faz da vida melodia“, uma bela homenagem ao intérprete da União da Ilha, Ito Melodia.