RJ – Câmara Municipal do Rio aprova projeto para o tombamento da Portela por seu valor histórico e sociocultural

De autoria da vereadora Vera Lins , a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, na ultima quarta-feira (25/05), o projeto de lei que visa toimbar a Portela por seu valor histórico e sociocultural.

O projeto é e tem como objetivo preservar a cultura do samba, da música e da história da cidade. O projeto foi aprovado em segunda discussão e agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

Fotos – Fernando Maia/ Riotur

Fundada oficialmente como um bloco carnavalesco chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em 11 de abril de 1923, a Portela firmou-se como um dos grandes celeiros de grandes compositores do samba na história do carnaval Brasileiro. Com simbolos consagrados, como a águia e as cores azul e branco, a ‘A Majestade do Samba’ detém o posto de maior campeã do carnaval do Rio de Janeiro, com 22 títulos.

No carnaval de 1939, a Portela apresentou aquele que é considerado o primeiro samba de enredo, além de levar ao desfile fantasias totalmente enquadradas ao enredo. Também introduziu a comissão de frente e, mais tarde, foi a primeira escola a uniformizá-la.

A escola sedia diversos projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social, dando uma grande contribuição cultural e social para a cidade. Na época da Covid-19, a Portela se transformou num pólo de vacinação, atuando mais uma vez como um grande equipamento para os moradores de Madureira e Oswaldo Cruz. A escola ficará feliz com esse reconhecimento pela sua contribuição para a cultura do samba, da música e da história da nossa cidade”, disse a autora do projeto, vereadora Vera Lins (PP). 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp