O tradicional carnaval fora de época de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi realizado nos dias 21 e 22 (sexta e sábado), na Avenida XV de novembro. Uma grande estrutura foi montada pela Prefeitura para receber 11 Escolas de Samba (divididas entre Grupo Especial e Acesso), 6 Blocos e 13 Bois Pintadinhos.
Neste ano o evento carnavalesco não pode ser realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto. O local está passando por obras. Cerca de 120 componentes do Boi K-Brunco abriram a festa denominada “Desfile dos Foliões 2023“.
Desde 2019 sem desfilar, as escolas de samba se apresentaram no segundo dia, sábado 22 de Abril. O Grupo de Acesso abriu a noite com as agremiações Tradição Alvi Anil, Estação Primeira de Guarus e Império da Baixada. Por volta das 21h a Onça no Samba foi a primeira do Grupo Especial, seguida de Ururau da Lapa, Mocidade Louca, Amigos da Farra, Madureira do Turfe, União da Esperança, Às de Ouro e Boi Sapatão.
Tradicional no calendário da folia fluminense, o Carnaval em Campos passou a ser um Carnaval fora de época a partir do ano de 2009, possibilitando o intercâmbio com estrelas do Carnaval Carioca . Fato ocorrido em anos seguintes quando contou com escolas convidadas do Rio de Janeiro como: Salgueiro, Grande Rio, Porto da Pedra, Mangueira, Salgueiro, Vila Isabel, Imperatriz, União da Ilha e Unidos da Tijuca. Em 2014, sob a coordenação de Milton Cunha, o evento também contou com nomes importantes do carnaval carioca compondo o juri oficial.