RJ – Carnavalesca Rosa Magalhães recebe título Doutora Honoris Causa pela Uerj na próxima Segunda (21/03)

No dia 21 de março, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai homenagear a professora, artista plástica e carnavalesca Rosa Magalhães com a entrega do título Doutora Honoris Causa. A cerimônia será às 14h, na Capela Ecumênica da Universidade – entrada pelo Portão 1 do campus Maracanã, na Av. Radial Oeste.

Ex-aluna de Letras da então Universidade do Estado da Guanabara (UEG), Rosa Lúcia Benedetti Magalhães é muito conhecida pelos oito títulos que conquistou no Carnaval, onde deixou sua marca em dez grandes escolas de samba do Rio e em duas de São Paulo. Ela também se destaca pela pluralidade de suas criações, como a festa de abertura dos Jogos Pan-americanos do Rio, em 2007 – recebeu o prêmio Emmy pelo figurino – e a cerimônia de encerramento da Olimpíada Rio 2016. Também foi responsável pela montagem de espetáculo do cantor lírico José Carreras, de show do músico Roger Waters (ex-membro da banda Pink Floyd) e de apresentação da ópera Carmen de Bizet.

Como artista plástica, Rosa Magalhães participou da 21ª Bienal de São Paulo e da Quadrienal de Praga (ambas em 1991); da 49ª Bienal de Veneza (2001), além de três mostras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (entre 2016 e 2019). No carnaval, começou em 1971, substituindo uma figurinista do Acadêmicos do Salgueiro que se ausentou às vésperas da festa.

Rosa Magalhães e Lícia Lacerda, dias antes do Império Serrano entrar na Avenida com “Bumbum Paticumbum Prugurundum”, levantando o título de 1982.

A concessão do título Doutora Honoris Causa à Rosa Magalhães foi proposta em abril de 2018 pelo então diretor do Departamento Cultural da Uerj (Decult), Marcelo Gustavo de Campos, e aprovada pelo Conselho Universitário, em sessão de 7 de maio de 2021. Segundo o atual diretor do Decult, Adair Rocha, não faltam motivos para a escolha.

“Ela é alguém que, por meio do seu trabalho com a cultura popular e em outras frentes, consegue propor reflexões e lançar um olhar crítico, atingindo o conjunto dos brasileiros”.

Criada em 1965, a mais alta honraria da Universidade já foi agraciado a 40 personalidades de destaque, brasileiras e estrangeiras, por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. O evento que vai homenagear Rosa Magalhães é aberto ao público e gratuito. Para ter acesso às dependências da Uerj é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 e usar máscara.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp